A viagem inaugural do super navio chinês BYD Explorer No. 1 foi anunciada em janeiro pela fabricante de veículos elétricos que tem como meta audaciosa liderar o mercado
Foto: Divulgação/BYD
O BYD Explorer No. 1 já está apto para o transporte de veículos elétricos para todos os continentes do mundo, e a viagem inaugural aconteceu neste mês de janeiro de 2024, conforme divulgado pela empresa Build Your Dreams (BYD), dona do gigantesco navio de 200 metros de comprimento, 38 metros de largura e 9 metros de calado.
Construído para garantir a exportação de veículos elétricos para todo o mundo, o BYD Explorer No. 1 tem capacidade para transportar em uma só viagem nada menos que 7 mil carros novos. A montadora chinesa anunciou que este é o primeiro, e outros sete super navios com o mesmo porte, estarão em circulação nos próximos dois anos para garantir o compromisso de entregas de seus veículos elétricos.
O BYD Explorer No. 1 é um navio de transporte do tipo roll-on/roll-off, equipado com uma tecnologia de propulsão híbrida inovadora, podendo consumir gás natural liquefeito ou combustível convencional.
Mercado brasileiro
No Brasil, a BYD escolheu o Porto de Vila Velha e o Vports de Vitória, no Espírito Santo, para ancorar o gigante que descarregará 100 mil veículos elétricos ao longo de 2024. A escolha pelos portos capixabas se deu a cinco anos, após criterioso estudo de condições marítimas e estruturais para receber o grande navio.
A fabricante chinesa também pretende inaugurar uma montadora na Bahia até 2025, para agilizar as entregas de seus veículos ao amplo mercado brasileiro.
Mercado mundial
Diante das mudanças climáticas, vem crescendo a pressão para retirar de circulação os veículos com motores movidos por combustíveis à base de petróleo fóssil. Esse tipo de combustão gera o dióxido de carbono (CO2) considerado o maior vilão do aquecimento global. Com isso, a tendência é que os novos veículos elétricos com poluição zero, venham ganham as ruas num plano de substituição de frota.
A meta da BYD é dominar o mercado mundial de veículos elétricos e os super navios cargueiros fazem parte dessa estratégia para acelerar as exportações. Em 2023, a montadora chinesa superou a norteamericana Tesla em vendas nos Estados Unidos da América (EUA).
Agilidade na linha de produção, alta capacidade logística para exportação e veículos com preços baratos fazem parte da estratégia para dominar o mercado mundial. No ano de 2023 foram exportados 242.756 veículos elétricos ou híbridos plug-in, com crescimento de 334,2%.
Por Solano Ferreira | Mundo e Meio
Comments