top of page

Rioterra apoia comunidades indígenas na elaboração e atualização de PGTAs

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 20 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Foto: Assessoria Rioterra

Reunião técnica de elaboração dos PGTAs em terras indígenas na Amazônia
Reunião técnica de elaboração dos PGTAs em terras indígenas na Amazônia

O Centro de Inovação da Amazônia – Rioterra está apoiando comunidades indígenas de Rondônia e Mato Grosso na elaboração e atualização de seus Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs). Esses instrumentos estratégicos são essenciais para o uso sustentável das Terras Indígenas, ao integrarem aspectos econômicos, culturais e ambientais, promovendo a autonomia e o desenvolvimento sustentável.


“Este instrumento é fundamental para os povos, pois prevê ações e prazos factíveis, de forma a promover o desenvolvimento territorial e garantir a proteção e utilização das terras indígenas de forma sustentável e autônoma pelos usufrutuários”, disse Alexis Bastos, coordenador geral de projetos da Rioterra.


Os PGTAs são elaborados diretamente pelas comunidades indígenas, com apoio metodológico e técnico da Rioterra. Previsto pela Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), o PGTA, é elaborado de forma participativa, promovendo autonomia, respeito a governança local e valorizando o protagonismo indígena. Antes de sua elaboração ou atualização, é realizado um processo de consulta à comunidade. Durante essa consulta a comunidade decide como a construção do plano será realizada, quem deverá participar, quando e onde as reuniões ou oficinas serão realizadas. Além disso, são identificadas as necessidades e as etapas fundamentais para a concretizar o plano.


A Rioterra desenvolve suas atividades em três Terras Indígenas (TIs) de Rondônia e Mato Grosso: a TI Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná, habitada pelos povos Gavião e Arara; a TI Rio Branco, em Alta Floresta D’Oeste, onde vivem os povos Tupari, Makurapi, Aruá, Kanoê, Jabuti, Sacarabiát, Kampé, Diajhui, Arikapú, Wajuru e Oro-Não; e a TI Zoró, no noroeste de Mato Grosso, onde reside o povo Zoró.

As decisões são tomadas pelas comunidades indígenas de acordo com fatores de interesse sociocultural e econômico
As decisões são tomadas pelas comunidades indígenas de acordo com fatores de interesse sociocultural e econômico

De acordo com Alexandre Queiroz, analista de projetos da Rioterra, nos territórios onde os PGTAs já existem, serão feitas as atualizações considerando o aumento populacional, novos perfis desses habitantes e a agregações de novos valores socioeconômicos e ambientais. “Na TI Rio Branco, em Rondônia, o PGTA está sendo elaborado pela primeira vez. O plano está sendo estruturado para refletir as prioridades da comunidade em áreas como cultura, saúde, educação, agricultura e geração de renda, incorporando informações essenciais para atender às necessidades específicas dos povos indígenas”, explicou Queiroz.




Opmerkingen


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page