Como enfrentamento à crise climática que tem preocupado e impactado a humanidade, jovens estudantes de todo o Brasil podem colocar a mão na massa na 3ª Restaura Natureza, a Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, que está começando uma nova edição fortemente conectada à COP 30 do Clima, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que em 2025 será realizada no Brasil, em Belém (PA).
Ilustração: Divulgação
A olimpíada oferece aos participantes a possibilidade de realizar uma ação positiva em benefício da vida no planeta, diante de um contexto alarmante, em que toda a população brasileira sofre as consequências negativas das queimadas que se espalharam pelo território, e de outros problemas ligados a desequilíbrios ambientais como a escassez hídrica e inundações.
Uma das sugestões de ação prática apresentada aos estudantes, por exemplo, é a criação e desenvolvimento de uma COP do Clima local, focada na discussão e busca de soluções para os desafios ambientais enfrentados em seu território. Outra ação sugerida aos participantes é para a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas, com propostas como a desimpermeabilização de calçadas e descompactação do solo.
"O estudante que participa da Restaura Natureza entende, na teoria e na prática, a conexão do cuidado com o meio ambiente para o combate ao aquecimento global e as consequentes mudanças climáticas, que acarretam eventos extremos e de difícil previsão. Os jovens não devem ficar paralisados, mas lutar por um presente e um futuro melhor, ao aplicar os seus talentos, colocando a mão na massa. Eles têm a força de atuar como agentes multiplicadores, conscientizando familiares e suas comunidades de que é urgente recuperar os ecossistemas para enfrentar os desafios da humanidade que estão nos noticiários – e nas nossas vidas – todos os dias", diz Thiago Belote, Especialista de Conservação e Líder de Restauração do WWF-Brasil.
Live de lançamento
A partir de 16 de outubro, estudantes e professores já poderão conhecer, no site da Restaura Natureza (restauranatureza.org.br), as etapas da olimpíada e ter acesso ao conteúdo de preparação para a competição colaborativa. Um evento online será realizado no YouTube do WWF-Brasil para apresentar ao público as novidades desta edição.
Podem participar gratuitamente da competição colaborativa estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições serão abertas em 4 de fevereiro de 2025. "Com este lançamento antecipado, alunos e professores têm mais tempo para se familiarizar com o conteúdo que servirá para pontuar melhor nos quizzes da Fase Online. Quem começa agora também tem mais tempo de preparar uma ação de restauração caprichada e aumentar as chances de ser vencedor", diz Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação.
A olimpíada é composta por duas fases simultâneas: a Fase Online, que apresenta 10 Temas Formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente, e a Fase Prática, realizada em grupo, em que as crianças e jovens irão desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, incidência política, campanhas de engajamento ou qualquer ação que promova a restauração dos ecossistemas. Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão em duas categorias: Comissão Julgadora e Voto Popular, que valem prêmios.
Um processo de escuta foi realizado com professores e profissionais de educação de diversas cidades brasileiras para que a Restaura Natureza contemplasse as demandas da comunidade escolar. O desenvolvimento da olimpíada também considerou as necessidades e temas urgentes apontados por especialistas em restauração do WWF-Brasil e parceiros técnicos.
A Restaura Natureza tem como embaixadores a professora e historiadora Keilla Vila Flor e o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Também são parceiros institucionais o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Instituto Alana, por meio do programa Criativos da Escola. A empresa Aegea é apoiadora da olimpíada.
Comments