Quatro sinais da preferência dos clientes por produtos sustentáveis
- Solano Ferreira
- 17 de fev.
- 2 min de leitura
A temática envolvendo o ESG ganha força a cada dia. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Panorama ESG 2024, lançada pela Amcham Brasil, 71% das empresas participantes indicaram estar no estágio inicial (45%) ou avançado (26%) - de implementação de práticas ESG.
O fato é que o conceito se tornou um pilar estratégico no universo corporativo, visto que as empresas estão percebendo que o sucesso sustentável vai além dos lucros imediatos, envolvendo responsabilidade social e ambiental. Nessa mesma linha, o consumo consciente também está em ascensão, de modo que os clientes estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental e social dos produtos que escolhem.
“Os consumidores entendem que produtos sustentáveis reduzem a degradação ambiental, diminuem a poluição e preservam recursos naturais para as futuras gerações. Esses fatores são cruciais na hora de escolher uma empresa”, pontua Thiago Leon Marti, Gerente de Branding da Printi, gráfica que faz parte do Grupo Cimpress e é referência global em média e baixa tiragem. O executivo lista quatro sinais que mostram a preferência das pessoas por produtos sustentáveis:
Saúde e Bem-Estar
Os produtos sustentáveis têm se popularizado de forma muito rápida, seja no segmento de alimentos orgânicos ou com cosméticos naturais, por exemplo. Eles são livres de substâncias químicas nocivas, proporcionando mais saúde e qualidade de vida.
2. Preservação do meio ambiente
Os consumidores entendem que esses itens reduzem a degradação ambiental, diminuem a poluição e preservam recursos naturais para as futuras gerações. No mercado gráfico, por exemplo, muitas empresas têm aderido em seus processos de confecção produtos personalizados, feitos com materiais renováveis, como papel reciclado ou papel kraft, além de algodão cru, que não necessita de qualquer processo químico.
3. Valorização de empresas responsáveis
As pessoas preferem marcas comprometidas com boas práticas ambientais e sociais. Nesse sentido, ao desenvolver iniciativas relacionadas a essas temáticas, as empresas transmitem credibilidade e conquistam a confiança do público, criando conexões mais fortes e duradouras com seus clientes. Essa transformação no universo corporativo reflete diretamente a mudança de mentalidade deles, que buscam qualidade, responsabilidade e um impacto positivo no mundo.
4. Economia a longo prazo
Geralmente, os produtos sustentáveis são mais duráveis e eficientes. Com isso, além de minimizar os impactos ambientais, como a redução do lixo e a emissão de gases do efeito estufa, além do incentivo à reciclagem, eles contribuem com uma redução de custos a longo prazo. Isso permite aos consumidores direcionarem melhor seus gastos sem prejudicar o meio ambiente.

Comments