O Projeto Rede Amazônia +Conectada, realizado pelo Grupo +Unidos e apoiado pela USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), acaba de formar a primeira turma do E2C Juruti, um curso de inglês básico para os participantes da primeira fase do projeto, realizado em Juruti, no Pará. No total, 26 estudantes de 12 comunidades rurais concluíram a formação básica em inglês. Atualmente, outras duas turmas, cada uma com 15 alunos, estão em andamento.
A iniciativa, que conta com a colaboração da Alcoa, Microsoft, apoio educacional da EBAC, Trench Rossi Watanabe e apoio institucional do IJUS (Instituto Juruti Sustentável), J-Pal e Conecta Amazônia Ltda, já ofereceu mais de 2.000 horas de formação.
"O curso de inglês representa uma oportunidade única para os moradores dessas comunidades de Juruti se capacitarem e se conectarem com o mundo. Estamos orgulhosos de ver a dedicação dos alunos e a transformação que isso traz para suas vidas e comunidades", afirma Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo +Unidos.
O principal objetivo do programa é fornecer conectividade, equipamentos e capacitação digital voltadas ao mercado de trabalho e empreendedorismo para pessoas com dificuldade ou sem acesso à internet e computadores em Juruti-PA. A expectativa é de impactar positivamente cerca de 2.000 pessoas.
Nas duas primeiras fases da Rede Amazônia +Conectada, 502 pessoas foram formadas em informática básica (291 na fase 1 e 211 na fase 2), 84 estão cursando formações da EBAC e 371 obtiveram certificação ATN para cursos da Microsoft.
Entre mais de 30 comunidades rurais e urbanas atendidas estão: Jauari, Capiranga, Santo Antônio da Ingrácia, Capitão, Boa Vista, Nova Conquista, Santa Terezinha, Lago Verde, Terra Preta do Salé, Vila da Tabatinga, Urucurana, Boa Vista dos Guaribas , Ponte da Tapuia, Esperança dos Morais, Areal I, Areal II, Areal III, Salmoura, São Benedito, Paraíso, São Jerônimo, Vila Nova, São Luiz, Araça Branco de Baixo, Vila Souza, Santa Maria, Vila Santa Inês, São Lourenço, Santa Teresa, Cruzeiro e outras.
Com uma abordagem focada em inclusão digital e capacitação profissional, o projeto continua a expandir seu alcance e a transformar vidas em Juruti-PA. "Acreditamos que a formação no curso de inglês pode ser um atrativo interessante e uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes", conclui Daniel.
Caso tenha interesse na pauta, estamos à disposição para fazer a ponte de entrevista com o especialista do Grupo +Unidos.
O Grupo +Unidos é uma associação de empresas que nasceu em 2008, com a parceria da missão diplomática americana, que tem por objetivo promover uma transformação social no Brasil. Atua para facilitar a execução e implementação de programas que promovam impacto social positivo, por meio da articulação de rede entre as empresas de diferentes setores, poder público, missão diplomática e organizações da sociedade civil, facilitando o investimento social e colaborativo.
Membro do Comitê Gestor e diretor executivo do Grupo +Unidos. Possui mais de 10 anos de experiência em investimento social, empreendedorismo, aceleração e desenvolvimento de negócios. É bacharel em Administração de Empresas pelo Insper, com cursos complementares em Valuation, Empreendedorismo e mestrado em Gestão Pública pelo Insper. Além disso, Daniel atua nos segmentos de inovação social, ESG, programas de aceleração, gestão de projetos, capital de risco, dívida e medição de impacto social.
Comments