top of page

Projeto quer eliminar marcação a fogo em animais

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 4 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura

Foto: Divulgação

manejo pecuária
Projeto inovador que visa melhorar o bem-estar animal no setor agropecuário

























Iniciativa pretende substituir a dolorosa prática de marcação a fogo em animais por identificadores visuais, eliminando mais de 400 mil marcações em animais. Projeto inovador que visa melhorar o bem-estar animal no setor agropecuário  é parceria entre Grupo Frisa Frigorífico com a MSD Saúde Animal.


Na chegada ao confinamento, os bovinos adultos costumavam receber marcações pela dentição e pelo lote. Com a nova abordagem, cerca de 110 mil bovinos do Grupo Frisa terão, em média, quatro marcações a menos, utilizando cores distintas para identificação.


Benefícios para o bem-estar animal e produtividade


Marcos Flávio T. Pereira, Diretor de Originação e Relações Institucionais do Grupo Frisa, destacou que a expectativa é que o projeto traga benefícios tanto para os animais quanto para a rentabilidade das fazendas. “O estresse causado pela nova identificação será significativamente menor do que o da marcação a fogo, resultando em uma recuperação mais rápida dos animais e melhor desempenho em ganho de peso”, afirmou Pereira.


Ele também ressaltou que a nova forma de identificação permitirá uma descrição mais eficiente dos lotes e da dentição dos animais. Reduzindo não apenas o sofrimento animal, mas também os riscos para os manejadores.


Mudança de mentalidade no manejo pecuário


Jorge Tadeu Z. Filho, médico-veterinário da MSD Saúde Animal, enfatizou a importância da iniciativa para promover uma mudança na mentalidade do setor. “A redução da marcação a fogo representa uma evolução nas práticas pecuárias, priorizando um manejo de baixo estresse que garante uma vida produtiva digna aos animais”, afirmou.




Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page