top of page

Projeto na Amazônia solta 6,5 milhões de filhotes de quelônios e conserva o maior local de desova da América do Sul

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 20 de fev.
  • 3 min de leitura

Altamira-PA, 20 de fevereiro de 2025 - Nos últimos 13 anos, 6,5 milhões de filhotes de tartarugas-da-Amazônia, tracajás e pitiús foram soltos no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, no Pará, importante reduto da biodiversidade e o maior local de desova de quelônios da América do Sul. Toda a atividade, desde o monitoramento dos ninhos até a soltura dos animais, é desenvolvida pelo Programa de Conservação e Manejo de Quelônios da Usina Hidrelétrica Belo Monte, realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), responsável pelo Revis e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pela fiscalização.


 Foto: Jéssica Santana /Norte Energia
 Foto: Jéssica Santana /Norte Energia

Entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, foram soltos 308.567 filhotes das três espécies no rio Xingu e o monitoramento identificou 1.692 ninhos. Apesar das mudanças climáticas e da estiagem severa que atingiu o Norte do país em 2024, incluindo o Xingu, o nascimento de filhotes foi maior que o registrado em 2023. No ciclo reprodutivo daquele ano foram soltos 217.437 filhotes.


As ações de preservação dos quelônios são de suma importância, principalmente no que diz respeito à região amazônica, pois as tartarugas têm um simbolismo cultural.As ações de preservação dos quelônios são de suma importância, principalmente no que diz respeito à região amazônica, pois as tartarugas têm um simbolismo cultural. O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, destacou que a soltura de mais de 6,5 milhões de filhotes de quelônios ao longo dos últimos 13 anos no Tabuleiro do Embaubal demonstra o compromisso contínuo do Instituto e de seus parceiros com a conservação da biodiversidade amazônica. 


"Este é um dos maiores berçários naturais de quelônios da América do Sul, e a manutenção desse ecossistema é fundamental para a preservação das espécies e para o equilíbrio ambiental. Além da importância ecológica, essa iniciativa reforça a conscientização da população local sobre a necessidade de proteger nossa fauna. Seguiremos trabalhando para garantir que essas espécies tão simbólicas para a Amazônia continuem a prosperar", enfatizou.


 Foto: Jéssica Santana /Norte Energia
 Foto: Jéssica Santana /Norte Energia

Para manter o programa, a Norte Energia, concessionária de Belo Monte, já investiu cerca de R$ 26 milhões. A equipe conta com biólogos e técnicos ambientais. Diversos funcionários da empresa e alunos de escolas da região também atuam como voluntários para proteger e ajudar a escavar os ninhos e garantir que parte dos filhotes consigam chegar em segurança até as águas do rio Xingu. Além de promover a soltura, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna local. 


O voluntário Nikaelyson Batista compartilha sua experiência ao participar do projeto pela primeira vez. "Participar do projeto foi uma experiência única. A gente teve a oportunidade, coletivamente, de aprender muita coisa, principalmente sobre a importância da preservação das espécies da nossa região. São três espécies, e tivemos a chance de conhecer mais sobre cada uma, suas particularidades e os desafios que enfrentam, desde a desova até chegarem ao rio. Com certeza vou transmitir o que aprendi aqui hoje com outras pessoas", enfatiza.


"Ao envolvermos a população local nas atividades de monitoramento desenvolvidas pela Norte Energia, há um processo de ganha-ganha para todos os lados. O meio ambiente é beneficiado com o aumento do número de filhotes soltos no rio e a população ganha com a geração de empregos e maior conservação do rio e das florestas. Tem pessoas da comunidade que trabalham nos projetos desde a sua concepção em 2011", avalia Roberto Silva, gerente de Meios Físico e Biótico da Norte Energia.


 Foto: Jéssica Santana /Norte Energia
 Foto: Jéssica Santana /Norte Energia

As campanhas da Norte Energia, em parceria com o Ideflor-Bio, acontecem todos os anos e começam em agosto, quando as tartarugas iniciam o processo de reprodução e depositam seus ovos nas praias do Tabuleiro do Embaubal. A eclosão ocorre entre o final de outubro até janeiro. No entanto, com o objetivo de proteger as áreas de desova, o trabalho de fiscalização acontece a partir de julho com ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e secretarias municipais. 


Importância dos quelônios


A preservação dos quelônios é importante para manter o equilíbrio do ambiente e a biodiversidade. Eles contribuem para a dispersão de sementes, participando de complexas teias alimentares, e limpam os rios ao ingerirem grandes quantidades de matéria morta. Além disso, esses animais possuem grande simbolismo cultural para a região amazônica, representando longevidade, estabilidade, sabedoria, paciência, proteção e resiliência.  


Tabuleiro do Embaubal 


O REVIS Tabuleiro do Embaubal foi criado por meio do Decreto Estadual em 17 de junho de 2016, possui área de 4.033,94 hectares e está aproximadamente a 906 km da cidade de Belém. Além da vasta diversidade de quelônios, a região encanta pela grande beleza cênica com praia, várzea e igapó, exibindo uma rica diversidade biológica com presença de espécies ameaçadas de extinção, migratórias e endêmicas.

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page