top of page
Foto do escritorSolano Ferreira

Projeto 'Eco Melhor' promove educação ambiental para professores e alunos de Camanducaia, Caieiras e Bragança

Desenvolvido desde 2010 pela Melhoramentos, o projeto busca aumentar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental para a comunidade escolar

Foto: Divulgação


Por que os pássaros gostam tanto da palmeira jerivá? Porque ela é um verdadeiro "banquete", pois seus frutos são irresistíveis para muitos pássaros, que se alimentam da polpa e dispersam as sementes, ajudando na reprodução desta palmeira. E por que a araucária, conhecida como pinheiro do Paraná, é tão especial do ponto de vista da conservação? Porque essas árvores são verdadeiras centenárias, se adaptam a climas frios e úmidos e fornecem pinhões, que são uma importante fonte de energia para diversas espécies de animais. E por que o pinus, também conhecido como pinheiro, tem a madeira que conquistou o mundo? Porque a madeira dessa espécie de árvore é leve, resistente e fácil de trabalhar, sendo preferida para a construção civil, fabricação de móveis, instrumentos musicais, papel e outros produtos.


Essas e outras descobertas foram feitas pelos mais de 200 estudantes das escolas Prudente de Moraes e Alice Weiszflog – esta última, fundada e mantida pela Melhoramentos há 76 anos com mais de 10 mil alunos formados – ambas em Camanducaia (MG), por meio da atividade "As Árvores e o Equilíbrio Climático – Conhecer para Preservar". Como parte da ação, os alunos investigaram as características e curiosidades de diferentes espécies de árvores do entorno da escola, incentivando um olhar mais atento para a biodiversidade. No evento de encerramento, os alunos participaram de uma trilha interativa, na qual os alunos do 4o ano foram protagonistas em compartilhar suas descobertas com os colegas.


A atividade faz parte da edição do projeto Eco Melhor, desenvolvido desde 2010 pela Melhoramentos - companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário. Criado pela empresa com o objetivo de conscientizar, incentivar e aprimorar o conhecimento em relação aos temas ambientais, o projeto tem como foco os alunos e professores das escolas municipais e estaduais nas regiões onde a empresa atua, nas cidades de Bragança (SP), Caieiras (SP) e Camanducaia (MG).


O Eco Melhor é realizado todos os anos e, na edição de 2024, reforçou a importância das árvores para o equilíbrio climático e a preservação da biodiversidade. Participaram alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas Prudente de Moraes e Alice Weiszflog, que realizaram atividades específicas de acordo com suas idades, combinando teoria e prática de forma lúdica e educativa.


Educação ambiental em ação


Este ano, os alunos do Ensino Fundamental I realizaram um exercício de observação da natureza, fizeram pesquisas sobre as árvores do entorno da escola, também sobre sua relevância no contexto do equilíbrio climático e realizaram plantio de árvores frutíferas. Além disso, os estudantes realizaram pesquisas sobre diferentes espécies, incluindo árvores medicinais, aplicando o conhecimento adquirido em situações reais.


Para os alunos do Ensino Fundamental II, o projeto envolveu pesquisas mais aprofundadas sobre o ciclo do carbono e o papel das árvores na regulação do clima e diálogos sobre a preservação ambiental. Eles também realizaram experimentos científicos e criaram modelos que ilustravam as relações ecológicas das árvores com o meio ambiente.


Nesta edição, o projeto, ocorreu ao longo de quatro semanas e incluiu palestras com profissionais da área de sustentabilidade da Melhoramentos, o desenvolvimento de atividades em sala e outras atividades que contaram com a participação dos demais alunos e de convidados.


Para os professores dos municípios de Bragança Paulista, Camanducaia e Caieiras, foi oferecida uma oficina síncrona e gratuita "As árvores e o equilíbrio climático", por meio de uma parceria com a Baquara Educativa. Aos participantes foi disponibilizado uma curadoria de materiais para apoiá-los na abordagem do tema em sala de aula, além de certificado de participação.


"O Eco Melhor é um projeto que nos orgulha muito porque está totalmente alinhado com o propósito da Melhoramentos em 'Fazer crescer para melhorar o amanhã'. Esse projeto é uma ferramenta importante de conscientização e transformação que conecta estudantes e professores ao tema de preservação do meio ambiente, de forma lúdica e envolvente, por meio de histórias, atividades artísticas e brincadeiras", destaca a diretora Jurídica, de Pessoas e Sustentabilidade da Melhoramentos, Karin Neves.

 

Comentarios


bottom of page