top of page

Produtores de café driblam instabilidades de mercado e climáticas com Manejo Microbiológico do Solo

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 22 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um crescimento de 6,8% na produção nacional de café para a atual temporada em relação a 2023, atingindo 58,8 milhões de sacas beneficiadas, de acordo com o relatório econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo. Comparado a 2022, último ano de bienalidade positiva, o aumento é ainda mais expressivo, chegando a 15,5%.


Apesar desse cenário positivo, as variações climáticas continuam sendo uma preocupação, afetando, por exemplo, as estimativas de produção do café conilon, que foram revisadas para baixo. A escassez de chuvas e ondas de calor reduziram a produtividade para 43,6 sacas por hectare, o que ainda representa um aumento de 4,5% em relação ao ciclo anterior, mas abaixo do potencial máximo da safra.


Para mitigar esses impactos e garantir crescimento sustentável, um número crescente de cafeicultores tem investido em soluções que ajudam a superar desafios climáticos e melhorar a qualidade da produção.


De acordo com o Conselho dos exportadores de Café do Brasil (Cecafé), cafés com qualidade superior ou que possuem certificações de práticas sustentáveis responderam por 17,3% dos embarques na safra 2020/21, com o envio de 7,889 milhões de sacas que geraram uma receita da ordem de 1,3 bilhões de dólares.


Para mitigar instabilidades de mercado e climáticas é preciso investir em tecnologias que garantam eficiência nutricional e ambiental, bioestruturação física do solo e equilíbrio ecológico. O Composto Líquido produzido a partir do Microgeo® propicia esses benefícios que refletem em maior adaptabilidade da planta às variações climáticas, maximização dos recursos disponíveis e investidos, aumento da produtividade e lucratividade, elevando a qualidade do café produzido.


O manejo da cultura ao longo da vida útil da produção é fator determinante para a qualidade do grão, seja orgânico ou convencional, tanto ao tipo arábica como ao conillon. Após anos com solo degradado, o manejo microbiológico do solo é essencial para restabelecer a biodiversidade do solo na cafeicultura.


O Composto Líquido, produzido a partir do Microgeo®, é o único que restabelece o microbioma do solo. Microbioma é o conjunto de diferentes microrganismos e com diferentes funções, que promovem diversos serviços ambientais. Ao restabelecer a diversidade biológica, todo o sistema se tornará mais equilibrado, sustentável e produtivo. O manejo é direcionado para todas as culturas, pastagens e até reflorestamento. São mais de 300 grupos diferentes de microrganismos exclusivos e adaptados a cada região, já que o composto é produzido na própria fazenda, mantendo a biogeografia local.


Na própria fazenda, por meio da Bioestação Microgeo (BEM), o cafeicultor produz o Composto Líquido e pode ser aplicado via pulverização ou fertirrigação, independente das condições climáticas, em conjunto com outros insumos foliares e de solo, adaptando-se a todos os manejos.

Foto: Divulgação

Manejo Microbiológico
O Composto Líquido produzido a partir do Microgeo® propicia esses benefícios que refletem em maior adaptabilidade da planta às variações climáticas

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page