Lecar Model 459 está em fase de teste e sendo aprovado será o primeiro carro elétrico nacional com tecnologia 100% brasileira
O visionário empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, anunciou para fevereiro deste ano de 2024, o lançamento de seu ousado projeto de carro elétrico nacional que está em fase avançada de produção. O protótipo do Lecar Model 459 ainda passará por uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, durante nove meses com avaliações de impacto, aerodinâmica e simuladores de segurança.
Assis quer colocar o carro elétrico nacional à venda no mercado brasileiro, a partir de dezembro de 2024, ao preço de venda estimado em R$ 279 mil, valor este na mesma média competitiva com os importados da mesma categoria.
O fabricante do Lecar Model 459 garante autonomia de 400 quilômetros. O projeto fabril está preparado para produzir 300 unidades por mês, com faturamento estimado em R$ 1 bilhão. O primeiro mercado a ser conquistado é o exigente paulista, com a instalação de uma rede de infraestrutura para carregamento de baterias e vendas de veículos na Grande São Paulo.
O complexo fabril está instalado em Caixias do Sul (RS) e para montar o carro elétrico nacional, Assis contratou 23 engenheiros das extintas fábricas da Ford, que atuavam no Brasil.
Em entrevista à Exame, Flávio Figueiredo Assis disse que, “o objetivo é fazer com que o Brasil seja visto de forma valorizada, assim como sempre deveríamos ser vistos. Somos a oitava economia do mundo e ainda não tínhamos nenhuma montadora nacional.”
Por Solano Ferreira | Mundo e Meio
Fotos: Divulgação do fabricante
Comments