top of page

Primeira gasolina sem petróleo do planeta é fabricada: Testado pela Porsche, o combustível de vento e água não exige adaptação mecânica dos veículos

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 23 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Gasolina sem petróleo? A primeira usina global para combustível ecológico foi inaugurada no dia 20 de dezembro de 2022! O Chile, em parceria com a Siemens Energy, Porsche e outras multinacionais, criou a e-gasoline, a primeira gasolina sintética do mundo que promete revolucionar a energia sustentável no planeta! A CNN Brasil foi o único veículo brasileiro a cobrir o lançamento do complexo industrial!

Imagem: Print de vídeo CNN

gasolina sem petróleo
Carro da Porsche testou com eficiência o novo combustível à base de água e vento

A base de todo o processo da gasolina sintética é composta por dois elementos bem conhecidos e presentes na região de Magallanes, no extremo sul do Chile: o vento e a água. O novo combustível promete ser parte de uma verdadeira revolução tecnológica.


Assista o vídeo exclusivo feito pela CNN Brasil e confira a e-gasoline o combustível cristalino como a água.



CNN teve acesso a uma sala reservada da usina onde os funcionários guardam três potes de vidro com amostras do novo combustível. De acordo com o Jornal a nova gasolina sintética produzida em larga escala no mundo é transparente como a água e tem cheiro moderado de álcool.


Vento e a água: os fortes ventos da região de Magallanes, no extremo sul do Chile, oferecem mais de seis mil horas de carga máxima de operação para a geração de eletricidade verde, cerca de três vezes a quantidade disponível na Europa, e são o pontapé inicial do processo de produção. O segundo elemento essencial utilizado é a água.


gasolina sintética é capaz de abastecer desde carros a navios e aviões, ao mesmo tempo em que reduzem as emissões de carbono. “É uma das gasolinas mais limpas do mundo entrando em operação. É uma grande inovação sendo feita agora e não no futuro”, afirma André Clark, VP Sênior da Siemens Energy para América Latina.


Porsche, também parceira do projeto, abasteceu o modelo Mobil 1 Supercup com a nova gasolina sem petróleo


De acordo com as informações da CNN, primeiramente a usina utiliza o processo de eletrólise, que separa a água em oxigênio e hidrogênio, para a produção em larga escala do revolucionário combustível ecológico.


Já o próximo passo é sintetizar os componentes com dióxido de carbono, gerando o metanol sintético. Com o processo de refino, a estrutura transforma o composto em gasolina.


A gasolina sintética emite 90% menos CO2 na atmosfera que os de origem fóssil (petróleo) e não exige adaptações mecânicas dos veículos para ser utilizada.


A montadora alemã Porsche, também parceira do projeto, enchei o tanque do Mobil 1 Supercup e circulou normalmente pela planta como faria com qualquer outro combustível feito de petróleo.


O futuro da energia sustentável no planeta vai passar pelo Brasil e pelo Chile


A produção da nova gasolina sintética atingiu 750 mil litros por ano em sua fase piloto, mas promete atingir a meta de55 milhões de litros de e-gasoline por ano até 2025 e de 550 milhões de litros por ano até 2027. É combustível suficiente para mais de um milhão de pessoas dirigirem seus carros por quase um ano.


“Esse teste é importantíssimo também para as operações no Brasil. A qualidade do vento na Patagônia é muito parecida com a do nordeste brasileiro e o potencial é gigantesco. O futuro da energia sustentável no planeta com certeza vai passar pelo Brasil e pelo Chile”, disse o VP Sênior da Siemens Energy.



 
 
 

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page