top of page

Pesquisa avançada no desenvolvimento de feijão mais eficiente em fixação biológica de nitrogênio

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 14 de fev.
  • 3 min de leitura

Foto: Ana Lúcia Ferreira

As linhagens selecionadas apresentam altos índices de nodulação nas raízes, característica essencial para o FBN
As linhagens selecionadas apresentam altos índices de nodulação nas raízes, característica essencial para o FBN

Pesquisadores de Goiás e de Mato Grosso identificaram, dentro do programa de melhoramento de feijão da Embrapa, quatro linhagens de grão carioca que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de variedades mais eficientes quanto à Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Os cientistas chegaram a quatro fontes doadoras de genes para o índice de plantas. 


A pesquisa selecionou as linhagens CNFC 15086, BRS Sublime, CNFC 15010 e CNFC 15003 para serem aproveitadas em cruzamentos com outras, portadoras de alta produtividade. As linhagens selecionadas apresentam altos índices de nodulação nas raízes, característica essencial para o FBN e indicativa de que a inoculação de sentimentos com microrganismos chamados rizóbios foi eficiente. Nesses nódulos ocorre a conversão do nitrogênio atmosférico em amônia, substância que será absorvida pela planta, promovendo o seu crescimento e podendo substituir parcial ou completamente a necessidade de fertilizantes químicos nitrogenados, o que contribui para a redução dos custos de produção e maior sustentabilidade da agricultura.


De acordo com o pesquisador Helton Pereira , da Embrapa Arroz e Feijão , o estudo envolve, ao todo, a avaliação de 19 linhagens de grãos carioca. Os trabalhos foram prolongados conforme os tratos recomendados para a cultura do feijão em cinco localidades: Anápolis e Santo Antônio de Goiás (GO); Tangará da Serra (MT); Ponta Grossa (PR); e Brasília (DF), durante dois anos, ao longo de três safras por ano (águas, seca e inverno). 


Para cada ambiente, houve um experimento com aplicação de uréia (adubação nitrogenada), distribuída na semeadura e em cobertura; e outro com inoculação das sementes combinando dois produtos comerciais à base de Rhizobium freirei e R. tropici . “As quatro linhagens mais bem avaliadas irão passar agora a integrar os cruzamentos do programa de melhoramento do feijoeiro para grão carioca”, disse Pereira.

Foto: Sebastiõ Araújo
Foto: Sebastiõ Araújo

A pesquisa para a identificação e desenvolvimento de cultivares de feijão mais eficientes em fixação biológica de nitrogênio resulta de parceria entre a Embrapa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano ( IF Goiano ), a Universidade Federal de Goiás ( UFG ) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural ( Empaer ).


Clique aqui e acesse o estudo na íntegra.  


Seleção de estirpes impulsionando a pesquisa

Foto: Ana Lúcia Ferreira
Foto: Ana Lúcia Ferreira

Apesar da importância da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) como fonte de nitrogênio para as leguminosas nas lavouras, existem alguns trabalhos em programas de melhoramento genético do feijoeiro sobre o assunto. De acordo com o pesquisador da Embrapa  Enderson Ferreira , que atua na área de Microbiologia do Solo, os ciclos de seleção de linhagens geralmente são feitos com o uso de fertilizantes nitrogenados formulados. Só mais recentemente, a partir de meados de 2008, houve uma intensificação de trabalhos específicos com foco exclusivo na FBN.


Os estudos para a avaliação de microrganismos, como os rizóbios, e seus efeitos na cultura do feijão no Brasil foram realizados na década de 1960. Muitos trabalhos, nesse início dos estudos, indicaram pequenas respostas à inoculação em condições de campo.

Ferreira afirma que grandes avanços, entretanto, estão sendo obtidos com a seleção e inoculação de novos estirpes de rizóbio geneticamente resultados e mais tolerantes a estresses ambientais, como altas temperaturas e acidez do solo. “Isso vem estimulando o programa de melhoramento genético do feijoeiro a dedicar mais esforços ao desenvolvimento de cultivares que possam ser melhor beneficiadas pela FBN”, avalia o pesquisador.


Impactos gerados pela adoção da FBN


A Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) é considerada uma das técnicas sustentáveis ​​relacionadas à agricultura de baixo carbono. A tecnologia recorre a bactérias que retiram o nitrogênio da atmosfera e o disponibilizam para a planta. Não causa impacto negativo na qualidade do solo, da água e do ar, ao contrário dos fertilizantes convencionais, que podem, por exemplo, aumentar a pegada de carbono pela emissão de gases de efeito estufa.

Além disso, o impacto econômico da solução tecnológica é específico. Os adubos nitrogenados representam um percentual expressivo dos custos de produção, pois são produtos em sua maioria importados, cotados em dólares.


De acordo com o Balanço Social da Embrapa 2023, a adoção do FBN em empregos de soja gerou economia de cerca de 38 bilhões de reais nas mesmas de adubos nitrogenados em 2021. Tal economia chegou a 72 bilhões de reais em 2022, uma elevação de 89% em relação ao ano anterior. Isso ocorreu, principalmente, por conta do aumento do preço dos fertilizantes nitrogenados, resultado do contexto mundial de guerra entre países produtores desses insumos. Em 2023, o impacto retornou aos já expressivos patamares anteriores.



Rodrigo Peixoto (MTb 1.077/GO)

Embrapa Arroz e Feijão



Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page