top of page

Negacionismo climático está colocando o planeta à beira de um colapso

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 29 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Por Fernando Beltrame*

Foto: Divulgação


Em 1896, o cientista sueco Svante Arrhenius foi um dos primeiros a teorizar sobre a possibilidade de a atividade humana influenciar o clima, quando sugeriu que a queima de combustíveis fósseis poderia aumentar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera e aquecer o planeta. Em 1970, relatórios e estudos científicos começaram a focar na relação entre o aumento dos gases de efeito estufa e o aquecimento global e, no ano de 1988, foi criado o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), crucial na avaliação de informações científicas sobre as mudanças climáticas. 


Há mais de um século, os alertas, com estudos comprovados, foram emitidos. E há anos negam a realidade do aquecimento global e o quanto o ser humano tem papel fundamental neste fenômeno. As tristes catástrofes que temos acompanhado em todo planeta eram previstas, mas, o que chamamos de negacionismo climático seguiu prevalecendo. 


Ao negar a realidade, sentida desproporcionalmente por comunidades mais vulneráveis e de baixa renda, as desigualdades foram 'escancaradas', principalmente no Brasil. O racismo ambiental – conceito que abrange tanto a injustiça ambiental quanto a discriminação institucional e sistêmica – é cada dia mais perceptível, colocando comunidades formadas por minorias raciais e étnicas, em áreas que sofrem de forma desigual com problemas e desastres ambientais. É um descaso sem fim e que está colocando o planeta à beira de um colapso. 


Oportunidades de investir em tecnologias limpas e renováveis, que não só combatem o aquecimento global, mas promovem o desenvolvimento econômico sustentável, foram perdidas. Deixaram de ouvir aqueles que sempre estudaram e nos alertaram, fazendo com que a ignorância de muitos prevalecesse. Hoje, pagamos as piores consequências. 


Muitos se questionam se há como resolver essa situação, e acredito que não, mas podemos reduzir impactos negativos futuros. Além de iniciativas e investimentos que precisam partir do poder público e privado, precisamos, urgentemente, lidar com a disseminação de falsas informações que circulam na internet. A percepção popular sobre as mudanças climáticas tem interferência direta de valores ideológico-partidários, e isso é um grande risco para a sociedade, afinal, essa manipulação ideológica da participação política existe e está sendo espalhada livremente.

 

Infelizmente, ainda presenciaremos novas catástrofes, e o número de refugiados climáticos será cada vez maior. Como cidadãos e vítimas, podemos cobrar ações do governo, confirmar a veracidade de notícias antes de compartilhá-las e respeitar os cientistas que há anos têm nos avisado que o pior estava por vir. 


* Fernando Beltrame é mestre pela USP, engenheiro pela Unicamp e CEO da Eccaplan. Com mais de 20 anos de experiência em projetos de consultoria, sustentabilidade e estratégia Net Zero, já atuou em diferentes eventos e iniciativas como a COP18, Rio+20 e fóruns mundiais.

 


Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page