top of page

Na Austrália, 1700 ovelhas pastaram entre painéis solares e o desfecho da história é surpreendente

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 28 de fev.
  • 2 min de leitura

Um estudo recente na Austrália sugere que ovelhas Merino pastando entre painéis solares não apenas ajudam a manter os sistemas elétricos, mas também produzem lã de melhor qualidade.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Estes ovinos têm sido usados no manejo de paisagens há anos. Eles são basicamente cortadores de grama naturais que podem ser usados ​​mesmo onde pessoas e seus equipamentos não são adequados. Agora, um estudo conduzido na Austrália sugere que o método não é benéfico apenas para os painéis solares.


Benefícios para os animais e o meio ambiente


O estudo foi realizado na Fazenda Solar de Wellington, em Nova Gales do Sul, Austrália, pela Lightsourcebp em colaboração com a EMM Consulting e a Elders Rural Services.

Durante um período de três anos, 1.700 ovelhas Merino foram divididas em dois grupos: um grupo pastava em pastagens tradicionais e o outro entre os painéis solares da instalação. Fatores como o crescimento da lã, a resistência da fibra e o peso das ovelhas foram examinadas.


Os resultados sugerem que o pastoreio sob painéis solares não afeta negativamente a qualidade da lã; na verdade, alguns parâmetros até apresentaram melhorias.


Além do potencial aumento na qualidade da lã, a integração da criação de ovelhas em parques solares ou vice-versa provavelmente oferece outras vantagens. As ovelhas ajudam a manter a grama curta, o que reduz a manutenção das instalações. Além disso, a terra permanece utilizável para a agricultura e, ao mesmo tempo, energia limpa é produzida.

Na declaração no site oficial, Brendan Clarke, da Lightsourcebp, enfatiza a importância dessas sinergias para um futuro sustentável: Os resultados promissores deste estudo mostram que estamos no caminho certo.


Portanto, a agrovoltaica, ou seja, o uso duplo da terra para agricultura e energia solar é reconhecida há muito tempo. Até mesmo o Departamento Estadual de Agricultura da Baviera publicou diretrizes oficiais sobre isso em 2023.



*Texto traduzido e adaptado do site parceiro Meinmmo e publicado pelo IGN Brasil


Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page