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Foto do escritorSolano Ferreira

Montadora japonesa pretende desbancar concorrente chinesa em tecnologia de carro elétrico

Toyota promete fabricar carro elétrico que dispensa carregadores e com 184 cv de potência.

 Foto: Divulgação/Toyota

Oarro elétrico da toyota
o Mirai da Toyota é alimentado por sistema de bateria inovador

A disputa pelo mercado de carros elétricos fica mais intensa com o anúncio da montadora japonesa Toyota que lançará veículo equipado com motor elétrico que não precisa de carregador. Outra vantagem é a potência de 184 cv oferecida pelo veículo. Com essa novidade, a Toyota entra na briga com a norteamericana Tesla e a chinesa BYD que já deram a largada no competitivo mercado mundial.

 

O desafio da indústria automotiva é fabricar veículos livres de emissões de gases poluentes, no entanto, precisam manter potência, conforto e segurança. Até o momento, os veículos já lançados dependem de recargas de baterias feitas em tomadas elétricas. A formação de rede para esse tipo de abastecimento e o tempo para atingir a carga máxima ainda vem causando dor de cabeça para as montadoras. A inovação da Toyota com o veículo Mirai pode revolucionar o mercado e reposicionar a montadora que atualmente é a maior do mundo.

 

O diferencial do motor do carro elétrico da Toyota é a produção de 184 cv de potência e torque de 3,5 kgfm. Os japoneses prometem autonomia de 600 km para o sistema de alimentação do veículo. Sendo totalmente elétrico, o veículo tem zero de emissão de dióxido de carbono (CO2).

 

O sistema é alimentado por baterias inovadoras com capacidade de 1,24 kWh, sem a necessidade de conexão com fonte de energia externa para o carregamento. A tecnologia aplicada é a Blade composta por células divididas em lâminas finas, armazenando 50% a mais de energia do que as baterias tradicionais. A durabilidade do sistema de baterias, após uma década de uso é de 90% da capacidade máxima.

 

A tecnologia desenvolvida pelos japoneses reverte o atual domínio de mercado colocando a montadora entre as três maiores no setor de carros elétricos.

 

Por Solano Ferreira | Mundo e Meio

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