top of page
Foto do escritorSolano Ferreira

MONITORAMENTO: o retorno da fauna às áreas restauradas

A restauração de áreas degradadas é uma das principais ações de conservação da biodiversidade, oferecendo abrigo, alimentos e a possibilidade de reprodução das espécies de animais silvestres.

Foto: Print do vídeo

Ecoporé
A Ecoporé faz parte da Aliança pela Restauração na Amazônia e Década da Restauração

Ela contribui também para formação de corredores, ligando áreas de florestas e possibilitando a dispersão de animais de uma área para outra, aumentando a diversidade genética.


O retorno dos animais silvestres às áreas recuperadas ou em recuperação florestal é um importante indicador do sucesso - ou não - desse processo de restauração de ecossistemas.


Diante disso, a Ecoporé passou a incorporar nos estudos de monitoramento das áreas restauradas, que busca exatamente levantar informações sobre a manutenção ou mesmo o retorno das espécies de animais, por meio da instalação de armadilhas fotográficas e o envolvimento dos agricultores familiares beneficiários do projeto.


Já são mais de 30 áreas monitoradas, desde as já estabelecidas, com o processo de restauração iniciado há mais de 10 anos, às áreas mais recentes, com um ou dois anos de implantação.


O monitoramento de fauna nessas regiões é recente, mas os resultados são animadores.


Assista ao vídeo completo e confira a importância de ações como essa para a manutenção e preservação da biodiversidade.


A Ecoporé faz parte da Aliança pela Restauração na Amazônia e Década da Restauração.






Comments


bottom of page