top of page
Foto do escritorSolano Ferreira

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços recebe representantes do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB)

Foto: Divulgação

MBCB
Os membros do MBCB destacaram a importância do diálogo entre governo, setor privado e sociedade civil para o desenvolvimento de políticas públicas de descarbonização viáveis

Representantes do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) – coalizão que reúne empresas produtoras e entidades dos setores sucroenergético e biogás, sistemistas e a indústria de autopeças, montadoras, associações e entidades de tecnologia e engenharia, pós-venda e sindicatos de trabalhadores – se reuniram hoje com o Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC, Márcio Elias Rosa, para tratar dos caminhos para a descarbonização da mobilidade sustentável, destacando a importância da transição energética nos transportes.

 

Na ocasião, os representantes do Acordo apresentaram dados do estudo 'Trajetórias Tecnológicas mais Eficientes para a Descarbonização da Mobilidade', elaborado pela LCA Consultoria e MTempo Capital, que identifica o potencial do país para liderar globalmente o processo de transição energética com seus reflexos na mobilidade. O levantamento indica a adoção de todas as rotas tecnológicas de baixo carbono disponíveis, sem discriminar ou privilegiar tecnologias específicas. Aponta ainda que a combinação de biocombustíveis e veículos elétricos híbridos pode gerar resultados econômicos positivos, com aumento significativo no Produto Interno Bruto (PIB).

 

Os membros do MBCB destacaram a importância do diálogo entre governo, setor privado e sociedade civil para o desenvolvimento de políticas públicas de descarbonização viáveis, que incentivem a adoção de tecnologias limpas, como o etanol e o biometano. Essas políticas visam não apenas reduzir as emissões de gases do efeito estufa, mas também promover a transição energética de forma justa, promovendo a neoindustrialização bioelétrica, garantindo a preservação e geração de novos empregos.

 

Além disso, também estiveram presentes Uallace Moreira Lima, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação Comércio e Serviços (SDIC); Margarete Gandini, Diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica (SDIC); e Rodrigo Zerbone, Diretor de Programa (MDIC).

 

Para mais informações, visite o site e acompanhe o MBCBrasil no LinkedIn e Instagram.

Commentaires


bottom of page