top of page

MEIO AMBIENTE: MapBiomas aponta que desmatamento no Brasil cai 11,6% em 2023

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 3 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Foto: Freepik

Desmatamento
Embora a redução do desmatamento seja uma boa notícia, o MapBiomas alerta que o desmatamento está agora se concentrando na região da Matopiba

O Brasil perdeu 1.829.597 hectares de vegetação nativa em 2023, conforme o Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2023) do MapBiomas, divulgado recentemente. Em 2022, foram destruídos 2.069.695 hectares, representando uma queda de 11,6% na taxa de desmatamento no país.

 

Segundo o relatório, os biomas Amazônia e Cerrado, os dois maiores do Brasil, totalizaram mais de 85% da área desmatada. Notavelmente, pela primeira vez desde o início da série histórica do MapBiomas Alerta em 2019, o Cerrado superou a Amazônia em área desmatada.


Em 2023, o Cerrado foi responsável por 61% do desmatamento nacional, enquanto a Amazônia contribuiu com 25%. No Cerrado, 1.110.326 hectares foram desmatados em 2023, um aumento de 68% em comparação com 2022. A expansão agropecuária foi o principal fator desse desmatamento, representando 97% do total.

 

Embora a redução do desmatamento seja uma boa notícia, o MapBiomas alerta que o desmatamento está agora se concentrando na região da Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

“Os dados indicam a primeira redução do desmatamento no Brasil desde 2019, quando o RAD começou a ser publicado. No entanto, o perfil do desmatamento está mudando, concentrando-se em biomas com formações savânicas e campestres e diminuindo nas florestais”, afirmou Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, em comunicado.

 

No Cerrado, a liderança no desmatamento se refletiu em vários indicadores. O maior alerta de desmatamento do país foi registrado em Alto Parnaíba (MA), com 6.691 hectares. Além disso, o alerta com a maior velocidade média diária foi de 944 hectares em 8 dias, ocorrido em Baixa Grande do Ribeiro (PI).

 

O território indígena mais desmatado, Porquinhos dos Canela-Apãnjekra, com 2.750 hectares, também está no Cerrado, onde o desmatamento em territórios indígenas aumentou 188% em relação a 2022.

 

Territórios quilombolas e Unidades de Conservação no Cerrado também sofreram mais, com aumentos de 665% no desmatamento de TQs e a APA do Rio Preto sendo a mais desmatada, com 13.596 hectares. São Desidério (BA) foi o município mais desmatado do país, com 40.052 hectares. Cerca de 70% dos municípios do Cerrado registraram desmatamento.

 

Por outro lado, na Amazônia, o desmatamento caiu 62,2%, totalizando 454,3 mil hectares em 2023. Todos os estados, exceto o Amapá, que teve um aumento de 27%, apresentaram redução.

 

A região de Amacro, que inclui Amazonas, Acre e Rondônia, teve uma queda de 74%. Dos 559 municípios da Amazônia, 78% registraram desmatamento, mas todos os 10 municípios mais desmatados apresentaram redução.

Commentaires


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page