Foto: Ayana Carneiro
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, acompanhado pela secretária-executiva, Fernanda Machiaveli, e outros secretários da pasta, participou hoje (31/10) do lançamento do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar. O evento marca a primeira entrega do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar "Alimento no Prato" (Planaab), e conta com apoio financeiro de R$ 3,5 milhões, destinados à realização das feiras nas nove capitais do Nordeste.
"Um dos objetivos do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar é fortalecer as feiras e os mercados, promovendo uma rede de abastecimento que conecte diretamente o agricultor com o consumidor final", afirmou o ministro Paulo Teixeira, destacando o compromisso em posicionar a agricultura familiar como um pilar de desenvolvimento e sustentabilidade, criando oportunidades para os agricultores locais.
Organizado pelo MDA em parceria com o Consórcio Nordeste e outras instituições, o Circuito também inclui a 3ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que acontecerá na Bahia, último estado a receber o Circuito. O evento reunirá expositores e agricultores de todos os estados da região, promovendo a integração e fortalecimento da agricultura familiar, a economia solidária e o acesso a alimentos saudáveis. A iniciativa consolida-se como evento estratégico para a valorização do setor e o fomento da economia local.
"O Nordeste possui uma agricultura familiar vibrante e tem muito a ensinar ao país. Estamos empenhados em criar e retomar políticas públicas que garantam a todos os agricultores o acesso ao crédito necessário para fortalecer sua produção e sustentar o desenvolvimento regional", ressaltou o ministro.
Durante o evento, Alexandre Lima, coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do Consórcio Nordeste e secretário de Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, celebrou a realização do Circuito como uma grande conquista política. "A feira é um momento muito especial, um espaço para dialogar com a sociedade, onde a agricultura familiar se apresenta de forma integrada nas capitais do Nordeste. Esse Circuito demonstra nossa capacidade política e o amadurecimento da trajetória do Consórcio Nordeste. O apoio do MDA é essencial para abrir portas", explicou.
Fátima Torres, presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), também ressaltou a importância das feiras para os agricultores familiares. "Esses eventos representam nossa história e tradição. Durante muito tempo, agricultores trabalhavam em seus municípios e, aos sábados, levavam seus produtos para trocar entre si. Agora, com o apoio das políticas públicas e a organização em cooperativas, conquistamos espaços físicos em várias capitais. A feira não é apenas um ponto de venda, é um espaço vivo, com ações culturais que chamam a sociedade a participar. Com o Circuito, fortalecemos nossa rede de cooperativas para que os produtos da agricultura familiar cheguem a outras regiões do estado e do país", afirmou Fátima.
Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar
A abertura oficial do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar acontecerá no dia 7 de novembro, no Rio Grande do Norte, passando por todos os estados do Nordeste até o encerramento, no dia 15, na Bahia, onde também será realizada a 3ª Feira Nordestina. Ao longo do circuito, espera-se um público de cerca de 300 mil pessoas.
O evento tem como principais objetivos valorizar a agricultura familiar, promover o consumo consciente, incentivar a cultura regional e estimular o intercâmbio de boas práticas entre agricultores e profissionais do setor. Além disso, haverá atividades formativas para capacitação e aprimoramento dos participantes.
O Circuito contará com a participação de 400 cooperativas e associações e mais de 100 atrações culturais, incluindo apresentações de grandes nomes como Vanessa da Mata, Olodum e Chico César, além de artistas regionais e nacionais.
Plano Nacional de Abastecimento Alimentar "Alimento no Prato" (Planaab)
O Plano Alimento no Prato foi lançado em 16 de outubro de 2024, Dia Mundial da Alimentação. Com um total de 29 iniciativas e 92 ações estratégicas, o Planaab será implantado entre 2025 e 2028 com o objetivo de tornar o acesso a alimentos saudáveis mais amplo e, ao mesmo tempo, favorecer produtores e consumidores.
Saiba mais sobre o Plano Alimento no Prato clicando aqui
Comentários