top of page

“La Niña pode comprometer safras na América do Sul”, alerta especialista

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 2 de mar.
  • 2 min de leitura

Baixa umidade e as altas temperaturas podem impactar as lavouras

Foto: United Soybean Board
Foto: United Soybean Board

Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña seguem influenciando a produção de grãos na América do Sul. Segundo Luiz Fernando Roque, Coordenador de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets, a volta do La Niña em 2025, mesmo com intensidade fraca, pode trazer desafios para a safra de soja e milho, impactando a produtividade e o mercado internacional.


“A atuação do La Niña reduz a umidade na Argentina, Uruguai, Sul do Brasil e Paraguai, enquanto favorece chuvas no Centro-Norte brasileiro. Esse padrão climático afeta diretamente a produção agrícola nessas regiões”, explica Roque.


Em safras anteriores, o fenômeno já causou prejuízos. “No ciclo 2021/22, tivemos perdas expressivas na soja brasileira, especialmente no Rio Grande do Sul e Paraná, onde até 50% do potencial produtivo foi comprometido. Já em 2022/23, apesar da permanência do La Niña, o Brasil colheu um volume recorde, enquanto a Argentina sofreu quebras severas”, destaca o especialista.



Para 2025, a expectativa é de um La Niña menos intenso, mas ainda assim, com riscos. “A baixa umidade e as altas temperaturas podem impactar as lavouras, especialmente no Sul do Brasil e na Argentina. Já o excesso de chuvas, por ora, não representa uma ameaça significativa, mas pode trazer desafios logísticos na colheita”, analisa Roque.


Mercado climático e oscilações de preços


A variação climática entre setembro e março influencia diretamente as cotações das commodities. “O chamado ‘mercado climático sul-americano’ pode trazer volatilidade aos contratos futuros em Chicago. Em 2021/22, por exemplo, a quebra da safra na América do Sul impulsionou os preços da soja para patamares elevados”, afirma o coordenador da Hedgepoint.


Para a safra atual, a expectativa é de uma produção de soja superior à do ano passado. “O Brasil deve colher um novo recorde, o que pode compensar possíveis perdas na Argentina e limitar grandes impactos no mercado internacional. No entanto, oscilações especulativas ainda podem ocorrer ao longo da temporada”, avalia Roque.


Já para o milho, o desempenho da “segunda safra” brasileira será decisivo para a formação de preços. “A maior parte do plantio ocorrerá no fim do La Niña e no início de um padrão climático neutro. Se houver perdas produtivas significativas, podemos ver movimentos especulativos nos contratos futuros”, finaliza.


Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page