O Instituto HEINEKEN vai apoiar vendedores ambulantes e catadores de materiais recicláveis durante o show da Madonna, que acontece neste fim de semana, no Rio de Janeiro e patrocinado pela marca Heineken®. Os mais de 600 vendedores ambulantes cadastrados para o evento receberão kits de higiene, cartão alimentação e treinamento em visão de futuro de gestão financeira, além de conhecer o portfólio do Grupo HEINEKEN. Já os 160 catadores de materiais recicláveis que atuarão nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), receberão equipamentos de proteção individual (EPI's) para execução do trabalho de recebimento, triagem e separação dos recicláveis, além do pagamento pelo serviço prestado.
Para o trabalho dos vendedores ambulantes durante o show, o Instituto vai distribuir kits com lenço umedecido, protetor solar, absorvente, escova de dente, pasta de dente, sabonete, desodorante e toalhas. Soma-se ainda um cartão alimentação no valor de R$ 100 para que os profissionais possam usar durante o evento. Essas entregas serão feitas na cooperativa dos vendedores ambulantes em Copacabana.
Também, por meio da iniciativa, um time de profissionais da Aliança Empreendedora, instituição que capacita empreendedores formais e informais, vai estar presente na cooperativa em Copacabana na sexta-feira (03/05, a partir das 10h) e no sábado (04/05, a partir das 8h). No local, vão disponibilizar um curso gratuito que abordará visão de futuro e gestão financeira, além da apresentação do portfólio dos produtos que serão vendidos. Em paralelo, uma equipe circulará pelo evento para coletar informações com os ambulantes e, assim, traçar um perfil desses profissionais, entender suas necessidades, sua satisfação com os apoios oferecidos e fazer um diagnóstico para próximos projetos.
Para garantir a segurança do trabalho dos catadores de materiais recicláveis que estarão trabalhando nos pontos de entrega voluntária (PEV's) nos pontos de revista do evento, o Instituto HEINEKEN e o Itaú Unibanco disponibilizarão EPI's, como camisetas para identificação dos profissionais, luvas, ecobags, bonés e capas de chuva, além do pagamento pelo serviço ambiental prestado. Serão disponibilizados em 15 pontos diferentes, tendas e bigbags para descarte do material coletado, operação que visa atuar na contenção dos resíduos, facilitando o manuseio, triagem, separação e destinação dos recicláveis. Após esse processo, os materiais serão destinados às cooperativas associadas à Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), com apoio da logística da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana – RJ).
"O Instituto Heineken tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empreendedoras, e com a geração de renda de vendedores ambulantes e catadores de materiais recicláveis. Esses profissionais são muitas vezes invisibilizados pela sociedade, mas exercem um trabalho fundamental na nossa cadeia de valor. Estamos muito orgulhosos de atuar em um evento tão esperado pelo Brasil e desta magnitude, levando impacto positivo para além da música, diversão e entretenimento", afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN. A participação ativa do Instituto ao evento se dá, pois, a marca Heineken é uma das patrocinadoras, viabilizando o show de forma gratuita para a população.
"Com esta parceria, poderemos organizar uma ação mais eficiente de resgate de embalagens, garantindo o protagonismo dos catadores, com renda pelo serviço prestado e pela comercialização dos materiais recuperados", explica Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT.
Comments