top of page

Indústria automotiva avança no uso de plásticos reciclados

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 26 de fev.
  • 2 min de leitura
Segundo levantamento solicitado pelo Movimento Plástico Transforma, o setor consumiu 71 mil toneladas de plástico reciclado em 2023
Segundo levantamento solicitado pelo Movimento Plástico Transforma, o setor consumiu 71 mil toneladas de plástico reciclado em 2023

São Paulo, fevereiro de 2025- O setor automotivo tem utilizado o plástico de maneira crescente e estratégica, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir o peso dos veículos. Além disso, o uso de plásticos reciclados tem ganhado destaque, principalmente em componentes internos, acabamentos e suportes, alinhando o setor a práticas mais sustentáveis e atendendo às exigências ambientais globais. 


Algumas montadoras têm adotado plásticos reciclados projetados para manter qualidade e desempenho das resinas tradicionais, garantindo a durabilidade e a segurança dos veículos. Com o avanço das tecnologias de reciclagem e inovações no design automotivo, o futuro do plástico no setor está cada vez mais alinhado com práticas sustentáveis. 


Segundo dados do "Monitoramento dos Índices de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-consumo no Brasil", solicitado pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast, e desenvolvido pela MaxiQuim, a indústria automotiva consumiu, em 2023 (dados mais recentes), 71 mil toneladas de resinas recicladas pós-consumo (PCR). Desse total, 38,5 mil toneladas correspondem ao polipropileno reciclado pós-consumo (PP PCR), utilizado na produção de peças automotivas de segunda linha e compostos. 


De acordo com o levantamento, a indústria automotiva utiliza cerca de 20 mil toneladas de polietileno tereftalato reciclado pós-consumo, conhecido como PET. Com essa resina, são produzidos tapetes, revestimentos internos, forros e cintos de segurança. O poliestireno (PS) também está presente no setor, com o uso de cerca de 3 mil toneladas do material, que é empregado na fabricação de peças de segunda linha e reposição. 


"O setor automotivo tem uma oportunidade única de se beneficiar cada vez mais com a utilização de plásticos reciclados, reduzindo custos e melhorando sua sustentabilidade. À medida que a indústria adota soluções mais verdes, não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também impulsiona um movimento que pode transformar o mercado global, criando uma economia circular mais eficiente e sustentável para todos", explica Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma. 


Pensando nessa alta demanda e nos diferentes usos do plástico no setor, o Movimento Plástico Transforma também preparou o e-book "Plásticos em movimento", que aborda a utilização do material no setor automotivo trazendo uma visão de sustentabilidade e a inovação tecnológica na área. Clique aqui para visualizar o material.

 

Sobre o Movimento Plástico Transforma


Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem.

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page