top of page

Indígenas Yanomami buscam soluções na Embrapa para segurança alimentar

Além da capacitação sobre criação e alimentação de galinhas, o grupo conheceu o aprisco, o meliponário (onde se criam abelhas sem ferrão) e o Sisteminha, tecnologia social para produção de alimentos em pequenas áreas

Agência Gov | Via Embrapa
Agência Gov | Via Embrapa

Adquirir conhecimentos técnicos sobre produção de alimentos para superar os desafios que suas comunidades enfrentam. Esse foi o principal objetivo da visita de um grupo de indígenas do território Ianomami à Embrapa Meio-Norte, na semana passada. A equipe técnica da Empresa compartilhou conhecimentos sobre criação de galinhas e outras tecnologias.


De acordo com o técnico agrícola da Embrapa Roraima, Ozélio Izidório Messias, que também é indígena e acompanha o grupo, há uma dificuldade de contato e de trabalho com os povos que vivem nesse território porque é uma área onde se chega apenas de avião. Mas, com os problemas causados pelo garimpo (doenças, contaminação dos rios e dificuldade de caçar) há uma crescente demanda pela produção de proteína animal, por isso a necessidade de adquirir conhecimentos técnicos sobre produção de galinhas e peixes.  Messias destaca também a importância de trazer esses jovens porque são eles que vão garantir a continuidade das atividades nas comunidades.


Além da capacitação sobre criação e alimentação de galinhas, o grupo conheceu o aprisco, o meliponário (onde se criam abelhas sem ferrão) e o Sisteminha, uma tecnologia social que visa a produção de alimentos em pequenas áreas, como quintais, combinando criação de peixes, aves e produção de hortaliças.


Para o indígena Ronaldo Levo Xirixana, da comunidade Baixo Mucajaí, a capacitação foi importante para ele entender como criar galinhas e ensinar para as outras pessoas de lá. Essa também é a intenção de Hércules Tiririca, da comunidade Surucucu. “É a primeira vez que estou participando e estou achando bom para aprender nova forma de criar galinhas, peixes e explicar para meu parentes”, conclui.


O engenheiro de pesca da Embrapa Meio-Norte, Valdemir de Oliveira, afirma que houve uma troca de experiências entre a equipe da Embrapa e os indígenas, principalmente devido à realidade deles, que é muito diferente. “A gente procurou, de forma participativa, propor soluções dentro da medida do possível para que eles adaptem à realidade deles”.

Um dos maiores desafios é a existência de predadores. “Eles moram na floresta e as aves costumam sofrer ataques de predadores. Tiveram uma experiência não exitosa com aves especializadas em postura, em produção de carne. Abordamos com eles a necessidade de valorizar galinhas localmente adaptadas, que já existem no território”, explica Oliveira.





Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page