No sábado, dia 14 de setembro, a Ilha de Caratateua, também conhecida como Ilha de Outeiro, em Belém, PA, dará um passo significativo na luta por seu futuro ambiental com o lançamento da Carta de Direitos Climáticos da região. O evento é aberto a todos e acontecerá às 16h30 na Praça da Amizade, localizada na Av. Beira-Mar, São João do Outeiro.
O lançamento da carta será uma oportunidade para que a comunidade e os parceiros conheçam em detalhes as demandas e propostas ali contidas. A mobilização da população local é essencial para transformar essas propostas em ações concretas e efetivas.
A Carta de Direitos Climáticos foi construída com base em três eixos fundamentais: Saneamento Básico, Sustentabilidade e Direito à Cultura. Esses temas refletem as necessidades e desafios enfrentados pelos moradores, e propõem soluções que buscam preservar e promover a qualidade de vida na ilha, sempre em harmonia com o meio ambiente.
"Moro na ilha desde pequena, vi muita coisa mudar. Pessoas de fora vêm e mudam sem ligar para a natureza", relata Sheila Cristina, uma das participantes do encontro de construção da carta, destacando a importância de uma gestão ambiental consciente.
A iniciativa é fruto do projeto Cartas de Direitos Climáticos, elaborado por The Climate Reality Project Brasil, representado nacionalmente pelo Centro Brasil no Clima. A construção do documento contou com a participação ativa dos moradores da ilha, em colaboração com as organizações Palmares Laboratório Ação, Casa Preta Amazônia, Hip Hop Pai D'égua, Instituto Bamburusema de Cultura Afro Amazônica, Arandu Caratateua, Terreiro Recanto dos Orixás, Colibri do Outeiro, Biblioteca Tralhoto Leitor e ONG Tirando de Letra.
Parceiros do evento: The Climate Reality Project Brasil, Palmares Laboratório Ação, Instituto Bamburusema de Cultura Afro Amazônica, Hip Hop Pai D'Égua, Biblioteca Tralhoto Leitor e Casa Preta.
Comentarios