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Na vanguarda do mercado de beleza, a empresa marca presença na primeira edição do congresso no Brasil, em Foz do Iguaçu, com foco em pesquisa científica de ponta em prol da sustentabilidade e inclusão
O Grupo Boticário será o patrocinador master da 33ª edição do Congresso Mundial da IFSCC – International Federation of Societies of Cosmetic Chemists, que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 14 a 17 de outubro. Com a presença de cientistas, pesquisadores e líderes do setor de beleza de todo o mundo, o maior evento internacional de cosmetologia tem como objetivo compartilhar o conceito sustentável, exaltando a diversidade e a biodiversidade brasileira.
Pioneiro em unir tecnologia de ponta, diversidade e sustentabilidade para impactar e inspirar positivamente o mundo por meio da beleza, o Grupo Boticário protagonizará discussões acerca desses temas, além de apresentar suas mais recentes descobertas no desenvolvimento de produtos e soluções que combinam ciência e meio ambiente, tendo o consumidor e a sociedade como norteadores de suas açõe e projetos.
Para Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, a participação no IFSCC 2024 é uma grande oportunidade de demonstrar como a empresa, parte integrante e impulsionadora do mercado de beleza, vem se destacando globalmente pela ressignificação da beleza pela diversidade, tendo ciência, inovação e responsabilidade social como grandes impulsionadores e norteadores dessa transforma
ção. "Somos movidos pela inovação, e queremos mostrar que a indústria de beleza brasileira está num patamar tão elevado quanto as grandes marcas internacionais. Hoje, o desenvolvimento de produtos, fruto de muita pesquisa e ciência, já tangibiliza o que há vinte anos achávamos que só seria possível em um futuro distópico. Estamos avançando de forma acelerada em tecnologia de ponta para criar as melhores soluções e experiências para os consumidores. E, melhor ainda, com condições reais de priorizar os desejos sem deixar de lado premissas inegociáveis para nós: sustentabilidade, impacto social positivo e diversidade e inclusão.", conclui.
Biotecnologia: O Futuro da Beleza
Uma das principais forças motrizes da inovação no mercado de cosméticos e beleza, o Grupo Boticário está sempre atento às novas tendências, priorizando pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos que utilizam ingredientes naturais e eficientes de maneira sustentável, minimizando o uso de recursos naturais ao substituir componentes sintéticos por ativos derivados de processos biotecnológicos, com fórmulas mais puras e seguras para o consumidor, na busca de sempre avançar na redução do seu impacto no meio ambiente.
Tendo a inovação como pilar transversal em seu negócio, a empresa é inspiração para o mercado. A exemplo disso, em 2000 anunciou a erradicação de testes em animais nos produtos fabricados em suas operações para marcas próprias e licenciadas - exigindo o mesmo compromisso de seus fornecedores de matérias-primas e produtos acabados. Para alcançar este objetivo, os cientistas da área de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia buscaram soluções que viabilizassem esta transformação. De forma pioneira no Brasil, em 2016, o Grupo anunciou o uso de Pele 3D para a realização de testes sem o uso de animais e, desde então, outras tecnologias tem sido desenvolvidas em laboratório e utilizadas com pele 3D com folículo capilar e Organs On a Chip.
"Acreditamos que a biotecnologia é a chave para o futuro da beleza. Nossos cientistas estão na dianteira dessa transformação, desenvolvendo produtos e soluções que não só entregam resultados excepcionais, mas também são mais gentis com o meio ambiente", afirma Gustavo.
GB leva a ciência que inspira para a IFSCC 2024 Para apresentar seu vasto portfólio de projetos e ações, o GB terá uma extensa agenda com workshops, exposições e apresentação de 56 artigos científicos inéditos no congresso. No dia 14 acontecerá um pré-evento, destinado ao público universitário. A abertura oficial do IFSCC 2024 acontecerá no dia 15, com a palestra de Gustavo Dieamant, sobre estratégias de inovação para o futuro da beleza. Nos demais dias de evento, o Grupo Boticário levará conteúdos inspiradores ao público sobre temas que abordam Sustentabilidade, Biodiversidade, Bioeconomia e Novos Ingredientes; Ciências da Pele, Cabelo e Cuidados Bucais; Avaliações de Segurança, Eficácia, Sensoriais e Neurossensoriais; e Formulação, Aplicação e Microbioma.
Veja a agenda completa:
13h20 - Palestra com Jaciane Lutz Ienczak | Inovação Sustentável na Indústria Cosmética: Upcycling e a Vanguarda dos Produtos Biotecnológicos
14h – Palestra com Renata Pascón | Biotecnologia e beleza: micosporinas de levedura
14h40 - Palestra Flávia Guaragna | Biotecnologia aplicada à produção sustentável de princípios ativos cosméticos
15h20 - Larissa Zonta | Avanços em Biotecnologia na Indústria Cosmética: Colaborações em Projetos de Pesquisa como Catalisadores de Inovação
15h55 - Palestra Juliana Cibi Amorim Telles | Biotecnologia - uma visão geral sobre caracterização, segurança e eficácia durante o desenvolvimento de ingredientes e produtos
8h30 - Palestra de Gustavo Dieamant | Tema: A melhor escolha para uma Inovação estratégica: sustentabilidade, diversidade e inclusão como ferramenta de P&D
9h20 - Palestra Cristhianne Miranda Coutinho | O desenvolvimento de uma emulsão de base líquida (Água/Silicone) e a combinação de princípios ativos com benefícios de tratamento durante a noite
17h - Palestra Higor Yudi Duenha Sigaki | Inteligência Artificial como ferramenta para prever propriedades de hidratação de cosméticos
9h20 - Palestra Luana de Oliveira Hoffmann | Sensory Evaluation of Performance in Pet Products (for Dogs and Cats) using the animal's synthetic stink and dog hair strands
13h20 - Palestra Desirée Schuck, gerente sênior de Performance de Produtos | Beleza Sustentável: Explorando Métodos Alternativos de Alto Impacto na Inovação Cosmética | Brasil
14h10 - Palestra Natália de Albuquerque Vita, especialista em Toxixologia Humana e Ambiental | Desenvolvimento de uma metodologia baseada em RGB para validação precisa de reivindicação de segurança de recife
Sobre Grupo Boticário Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Tô.que.tô, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos. A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.
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