top of page

Governo cria secretaria para organizar a COP 30 em Belém e assegura que a Amazônia é sede do evento

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 21 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

A criação do novo órgão, que irá articular as ações de governo em todas as esferas junto à ONU, foi anunciada pelo decreto 11.955/2024, assinado por Lula e publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20), encerrando de vez as especulações de que a COP 30 poderia não ser mais no Pará. Não foram criados cargos para a nova secretaria.


COP30
Desde a Cúpula da Amazônia, em 2023, em Belém, Lula vem anunciando e assegurando que o Governo Federal vai trabalhar com o Governo do Pará e prefeitura para assegurar que a COP 30 seja na capital paraense e a Amazônia seja palco das discussões que frequentemente envolvem o bioma (Foto: Bruno Cecim / Agência Pará)

Acabando de vez com as especulações de que Belém poderia não ser a sede da COP 30 em 2025, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20) o anúncio da criação de uma secretaria extraordinária para organizar o evento na capital do Pará. Pelo decreto 11.955/2024, assinado pelo presidente Lula (PT), o novo órgão vai organizar, monitorar e impulsionar todas as ações governamentais, nas diferentes esferas, para assegurar que a Amazônia seja palco da conferência global sobre mudanças climáticas.


“Antes mesmo da oficialização da cidade-sede, iniciamos o diálogo com o governador Helder e o prefeito Edmilson. O trabalho conjunto, organizado e com rápida tomada de decisão é definidor para o sucesso da realização deste megaevento ambiental”, afirmou o ministro Rui Costa (Casa Civil). Ele lembrou que o presidente Lula, ao participar do anúncio oficial da capital paraense como sede da Conferência do Clima, assegurou o empenho do governo brasileiro para a realização da COP 30 na Amazônia.


A nova secretaria reforça a articulação entre a Prefeitura de Belém, o Governo do Pará, o Governo Federal e a Organização das Nações Unidas (ONU) para a organização do evento, em novembro do ano que vem. São previstos 30 servidores no organograma do órgão, entre comissionados e servidores efetivos. Todos os cargos já existem na estrutura do Ministério da Gestão e Inovação e serão remanejados em caráter temporário até a finalização dos trabalhos da Secretaria, prevista para ocorrer em junho de 2026.


Costa afirma que o Brasil quer mostrar ao mundo que a preservação da Amazônia significa “cuidar da biodiversidade, cuidar das pessoas que vivem na região, dar dignidade a todas elas, e garantir o papel central que a floresta tem no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas”. Entre as competências do órgão estão:

  1. a coordenação das obras necessárias em Belém

  2. gestão de contratos, convênios e acordos

  3. a articulação do poder público para ações de segurança, saúde, mobilidade urbana e acesso aéreo

  4. capacidade de carga turística

Por Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Secom


Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page