top of page

Fazendeiros usam drones para despejar agrotóxicos em florestas e igarapé no interior do Acre

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 25 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

Uma denúncia chocante enviada ao jornal Varadouro expôs a prática alarmante de fazendeiros na região do ramal Granada, em Acrelândia, interior do Acre, que estariam utilizando drones para despejar agrotóxicos sobre as florestas e um igarapé.


agrotóxicos
Parte das famílias envolvidas na disputa busca o reconhecimento da posse pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Essa denúncia surge em meio a uma disputa judicial pelas terras, que se arrasta desde o ano anterior. Parte das famílias envolvidas na disputa busca o reconhecimento da posse pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e são descendentes dos seringueiros que foram expulsos da região nas décadas de 1970 e 1980.


Conforme apontado pela reportagem do Varadouro, a prática de despejar agrotóxicos sobre a vegetação visa ampliar as áreas de pastagem sem recorrer ao “desmatamento clássico” com o uso de motosserras. Ao justificar a expansão da pastagem devido à “morte natural” das árvores, os proprietários conseguem evitar restrições legais.


No mês de janeiro, cerca de 60 famílias da comunidade do Granadinha retomaram a ocupação da área, após terem sido desalojadas por decisão judicial. Os fazendeiros obtiveram um mandado de reintegração de posse emitido pela comarca de Acrelândia. As famílias, descendentes de seringueiros, afirmam que as terras pertencem à União e reivindicam assentamentos pelo Incra.


Imagens aéreas enviadas junto com a denúncia mostram árvores sem folhagem ou completamente secas, evidenciando os danos causados pelo despejo de agrotóxicos.


Acrelândia, localizada na tríplice divisa entre Amazonas, Acre e Rondônia (conhecida como Amacro), é uma região notória pelo alto índice de desmatamento na Amazônia, o que reforça a importância de ações efetivas para combater práticas ilegais que contribuem para a degradação ambiental.


Por YacoNews

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page