top of page

Estudante de Engenharia do CEUB cria sistema de monitoramento climático para setor agrícola

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 15 de mar.
  • 3 min de leitura

Dispositivo de baixo custo é capaz de prever condições ambientais e saúde das lavouras, além de detectar gases nocivos e incêndios

Foto: Divulgação/MáquinaCW
Foto: Divulgação/MáquinaCW

Quando o assunto é monitoramento do sistema agrícola, a preocupação é o alto custo do investimento para evitar perdas causadas por características climáticas que impactam a vida no campo. Em busca de integrar tecnologia ao setor agrícola a baixo custo, Raphael Vilela, estudante de Engenharia do Centro Universitário de Brasília (CEUB) criou sistema versátil que coleta dados ambientais e é adaptável a diferentes cenários: da agricultura ao monitoramento urbano e florestal. 


O sistema criado pelo pesquisador Raphael Vilela utiliza dois dispositivos principais, denominados “Home” e “Externo”, equipados com sensores avançados, como o BME280, DS18B20 e AHT10, para medir temperatura, umidade, pressão e condições do solo. “Essas informações são coletadas no campo pelo dispositivo “Externo” e armazenadas no dispositivo “Home”, que salva os dados em um cartão microSD, permitindo análise detalhada posterior”, relata. 


De acordo com o orientador da pesquisa, Francisco Javier, professor de Engenharia do CEUB, o sistema pode ser adaptado tanto para pequenas áreas agrícolas quanto para grandes propriedades. “O projeto pode ser usado para estudos de viabilidade do terreno, análise e correção do solo. Durante o plantio, auxilia no acionamento de sistemas de irrigação, monitoramento de temperatura, umidade e fertilidade do solo. Isso permite ao produtor intervir apenas onde é necessário, reduzindo custos.” 


A pesquisa prevê o uso da tecnologia em outras áreas além da agricultura, entre elas, o monitoramento urbano, florestal e até em segurança contra incêndios. "A mesma lógica pode ser adaptada para monitorar a qualidade do ar em ambientes internos, detectar gases nocivos e prever possíveis incêndios. O potencial de aplicação é enorme, desde escolas e universidades até grandes áreas industriais." 


Inovação e sustentabilidade no campo


Após implementar o sistema na lavoura de sua família, em Minas Gerais, o pesquisador revela que um dos maiores avanços é a flexibilidade e mobilidade proporcionadas pela rede sem fio. Isso elimina a necessidade de cabeamento, tornando o sistema mais prático e eficiente. "O caráter de inovação está na facilidade de usar rádio frequência. Planejo melhorar o projeto, utilizando uma rede de longo alcance, como o ESP LoRa". 

As vantagens vão da automação da irrigação à análise precisa da composição do solo. Segundo o pesquisador do CEUB, o dispositivo é capaz de identificar, por exemplo, o pH, os níveis de nitrogênio, fósforo e potássio, permitindo ajustes que otimizam a produção agrícola. "Algumas plantas preferem um solo mais ácido, outras mais básico. Esse sistema ajuda a verificar as condições ideais para cada tipo de plantio, aumentando a produtividade e a qualidade dos cultivos." 


Sobre o impacto econômico, o projeto evidencia a redução de custos e a sustentabilidade proporcionada pela tecnologia. O orientador Francisco Javier, esclarece que, com a análise em tempo real, é possível economizar em soluções mais caras, como monitoramento por satélite ou drones. “O grande volume de dados coletados pode alimentar sistemas de inteligência artificial (IA), possibilitando análises detalhadas e comparações com outros modelos. Isso permite conclusões mais assertivas sobre as culturas e o rodízio de plantios recomendados, promovendo maior sustentabilidade na produção e preservação ambiental.”, destaca o professor. 


Como próximos passos e aperfeiçoamento, o estudante expressa o desejo de integrar os dados a um aplicativo ou plataforma online, permitindo o acompanhamento contínuo das variáveis monitoradas. O discente do CEUB acrescenta que sua pesquisa representa um marco na integração de inovação, sustentabilidade e eficiência no setor agrícola: “A capacidade de adaptar essa tecnologia a diferentes cenários demonstra que é uma solução versátil para os desafios modernos da agricultura e além”.

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page