top of page

Encontro com cobras em propriedades rurais exige prevenção e ação rápida

Foto: Divulgação - CNA
Foto: Divulgação - CNA

Produtores rurais do Paraná enfrentam um aumento na incidência de cobras durante o verão. O problema preocupa, já que o estado registra cerca de mil acidentes com serpentes por ano, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Só em 2023, o Paraná notificou 938 picadas de cobra.


No campo, os encontros com serpentes podem ser fatais para animais e humanos. No fim do ano passado, Helio Rodrigues Gimaiel Filho, de Cianorte, perdeu uma vaca após o animal ser picado por uma cascavel. Diante do risco, ele adotou medidas preventivas. “Uso perneira e bota, mas a incidência de cobras na lavoura está cada vez pior. O número só aumenta”, relata.


Principais espécies encontradas no Paraná


As serpentes mais comuns no estado são jararaca (75% dos casos), cascavel (7%), coral (1,5%) e outras espécies (12,5%). Esses animais tendem a se alojar em locais próximos a fontes de alimento, principalmente pequenos roedores.


Para reduzir o risco, o ideal é manter o entorno das residências e áreas de mata sempre limpos. “Se o descarte do lixo for inadequado, os roedores aparecem. Isso favorece a presença das serpentes”, explica Sérgio Suzuki, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama no Paraná. Ele também alerta que o acúmulo de lenha pode atrair esses animais.


Como agir ao encontrar uma cobra?


Especialistas recomendam não se aproximar. Embora as cobras sejam naturalmente defensivas, elas podem atacar se sentirem ameaçadas. “A maioria reage com botes curtos, mas algumas podem dar três ou quatro ataques seguidos”, afirma Suzuki.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como botas, perneiras e luvas, reduz o risco de acidentes. “Esses equipamentos são fundamentais para o trabalho no campo”, reforça Neder Corso, técnico do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP.

 

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page