Para combater de forma imediata a emergência climática que atinge o Amazonas, o Governo Federal decidiu autorizar as obras de pavimentação do trecho C da BR-319/AM/RO. Durante visita ao estado, nesta terça-feira (10), o presidente Lula assinou a ordem de serviço para início dos trabalhos nos primeiros 20 quilômetros deste segmento e nos próximos dias será lançado edital para licitar as obras de mais 32 quilômetros, totalizando 52 quilômetros de asfaltamento. A população amazonense depende prioritariamente do rio para se deslocar, mas devido à seca que atinge a região diversas cidades e comunidades indígenas e ribeirinhas ficaram completamente isoladas.
Foto: Ricardo Sturckert/Presidência
"Neste país, ninguém será esquecido pela sua condição social. Eu vou cuidar primeiro daqueles que mais necessitam neste país, das pessoas mais afastadas. Eu ouvi hoje pessoas dizendo que o último médico que passou lá foi em fevereiro, que as crianças estão com dificuldade de ir na escola porque o rio baixou", afirmou o presidente Lula após a assinatura da ordem de serviço.
A BR-319/AM/RO liga Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia. Já o segmento a ser pavimentado vai do km 198 ao km 250 e possui licença ambiental. Serão investidos R$157,5 milhões para realização dos trabalhos. Esse pedaço da estrada é conhecido como Trecho C - ou Lote Charlie - e amplia a conexão com a capital, Manaus, permitindo mais rapidez para acesso a suprimentos e saúde. Ele antecede o chamado Trecho do Meio, que adentra pela região mais densa da floresta amazônica.
O Amazonas vive uma severa crise hídrica. Na última segunda-feira (9) o nível do Rio Negro, por exemplo, atingiu 17,73 metros conforme dados da Defesa Civil do estado, tendo baixado 25 centímetros em 24 horas em Manaus, e dois metros em apenas nove dias. Outro importante rio, o Solimões atingiu seu menor nível de menos 135 centímetros, na terça-feira (3), em Tabatinga.
Este cenário foi ressaltado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a assinatura da ordem de serviço. "Neste momento estamos vivendo uma junção perversa de alguns fatores que combinados estão criando esta situação. O primeiro é a mudança do clima que está mudando o regime de chuvas, o período de seca e de cheias. Ao lado de tudo isso temos o problema do desmatamento e das queimadas que agravam ainda mais essa situação", disse.
Atualmente, o Amazonas e Amapá, são os únicos estados do Brasil completamente desconectados da malha viária do restante do país. O projeto da BR-319/AM/RO responde a parte deste isolamento histórico. O projeto é de 1968, quando as obras foram iniciadas, sem nunca terem sido concluídas. Em 1988, a rodovia foi fechada devido ao abandono e falta de manutenção.
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