A montadora chinesa BYD abalou a indústria após lançar o novo veículo elétrico Seagull, também chamado de Dolphin Mini, com preços iniciais considerados baixos: US$ 9,7 mil (R$ 48,24 mil, em conversão direta).
O novo EV da BYD não é vendido nos EUA, mas o impacto que o modelo de preço acessível possui já está fazendo até as montadoras estadunidenses se preocuparem, segundo aponta o Electrek.
Foto: Divulgação/BYD
No Brasil, o Dolphin Mini tem sido vendido por R$ 115,8 mil. Alimentado por baterias Blade da própria montadora chinesa, o novo elétrico está disponível nas versões de 30,08 kWh e 38,88 kWh.
A primeira versão é a mais indicada para autonomia CLTC de até 306 km, enquanto o último oferece até 406 km. Seu carregamento é rápido, podendo ir de 30% a 80% em 30 minutos.
O Seagull ganhou apelido de “Lamborghini mini”, já que o ex-designer da Lamborghini, Wolfgang Egger, foi quem liderou o design do modelo. E o lucro que a BYD supostamente vem obtendo com a venda desse veículo já está dando o que falar entre fabricantes dos EUA.
De acordo com Terry Woychowski, ex-executivo da GM e atual presidente automotivo da Caresoft Global, o novo Seagull da BYD poderia ser “chamado para o resto da indústria”. Em relatório da CNBC, Woychowski classificou o carro elétrico de baixo custo como “evento significativo” e prevê que as montadoras estadunidenses tentarão acompanhar essa nova realidade.
BYD Seagull se mostrou ainda melhor que o esperado
A Caresoft, empresa de consultoria de engenharia, inspeciona (digital e fisicamente) cada parte de um veículo para determinar como seus clientes podem melhorar a eficiência;
Ao estudar o novo BYD Seagull, a empresa concluiu que ele foi projetado, construído e executado de forma simples e eficiente;
Mais do que isso: a Caresoft obteve qualidade e confiabilidade melhores que o esperado.
“O que eles fizeram foi muito bem feito. É feito de forma eficiente. Por menos de US$ 10 mil [R$ 49,73 mil], é uma pechincha”, disse Woychowski.
Embora a BYD não tenha planos de entrar no mercado de veículos elétricos nos EUA, se o Seagull chegasse por lá, provavelmente, ainda seria dezenas de milhares de dólares mais barato que um carro elétrico médio.
Enquanto isso, os chineses já lançaram o Seagull como Dolphin Mini em mercados como o Brasil, e estadunidenses devem ter de pensar em modelos elétricos compactos e baratos para não perder essa batalha em outros países.
Fonte: Olhar Digital
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