top of page
Foto do escritorSolano Ferreira

Dia Nacional da Mata Atlântica: desmatamento cai 27% em 2023, mas cresce em áreas de transição de biomas

Foto: Freepik

mata atlântica
Congresso Nacional recebe audiência pública amanhã sobre a Mata Atlântica

No dia 23 de maio, às 10 horas, o Senado Federal será palco de audiência pública para tratar discutir a Mata Atlântica, comemorado no dia 27 de maio. O evento faz parte da Virada Parlamentar Sustentável, iniciativa do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), com apoio da Frente Parlamentar Mista Ambientalista e da Fundação SOS Mata Atlântica.

 

O desmatamento na Mata Atlântica caiu em 27% em 2023 em relação ao ano anterior, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, mas cresceu em fragmentos isolados e áreas de transição para os biomas do Cerrado e da Caatinga no estados Piauí, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Solicitada pela coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista no Senado, Senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a audiência pública do dia 23 abordará a importância da Mata Atlântica, que abrange 15% do território nacional, abrigando 72% da população e 80% do PIB do Brasil.

 

Reconhecida pela ONU como o bioma bandeira da Década da Restauração dos Ecossistemas, a Mata Atlântica é crucial para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico, alerta Marcos Woortmann, diretor adjunto do IDS e coordenador da Virada Parlamentar Sustentável. "Apesar da proteção legal, a Mata Atlântica está ameaçada, com apenas 24% de sua cobertura original restante", diz.

 

O evento acontecerá no CMA (Senado Federal - Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 9), e terá a participação dos ambientalistas Fabio Feldmann, que foi deputado Federal constituinte; Marcia Hirota, presidente do Conselho da Fundação SOS Mata Atlântica; e Luis Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da Fundação SOS Mata Atlântica. Além disso, foram convidados Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Shirley Krenak, representante dos povos originários da Mata Atlântica; e André Lima, secretário nacional de combate ao desmatamento, do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima.

‌  ‍ ​ 

Sobre a Virada Parlamentar Sustentável:

Movimento criado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede Advocacy Colaborativo (RAC), com a parceria de mais de 30 organizações da sociedade civil, A Virada Parlamentar tem como proposta colocar a sustentabilidade no centro das discussões políticas, garantindo a representatividade dos interesses e necessidades da população e trazendo a sociedade civil para dentro dos debates parlamentares.


Comments


bottom of page