top of page

Dia Mundial Sem Carne: veganismo ganha força como alternativa ética, saudável e sustentável

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 20 de mar.
  • 3 min de leitura

No Dia Mundial Sem Carne, a alimentação à base de plantas ganha destaque como alternativa para transformar vidas e o planeta

 

Foto: Freepik
Foto: Freepik

São Paulo, 20 de março de 2025 – O veganismo se consolida como alternativa poderosa e consciente para uma alimentação saudável, ética e sustentável. A escolha que visa excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais -seja na alimentação, no vestuário ou outras esferas do consumo-, está em ascensão no Brasil.

 

O mercado vegetariano e vegano já movimenta cerca de R$ 15 milhões, com taxas anuais de crescimento na casa dos 40%, segundo dados do Sebrae. Esse crescimento reflete uma mudança de hábitos alimentares, impulsionada pela conscientização sobre os impactos na saúde, no meio ambiente e na ética no consumo de carne. 


Estudos recentes reforçam os benefícios de uma alimentação à base de plantas. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, realizada com 500 mil pessoas, revelou que aqueles que consumiam mais carne vermelha diariamente eram 30% mais propensos a morrer por qualquer causa ao longo de 10 anos, em comparação com aqueles que ingeriam menores quantidades. 


Desafios no cenário brasileiro 


Apesar da popularização do veganismo, o Brasil enfrenta desafios significativos relacionados ao consumo e à produção de carne. Nesta semana o IBGE publicou números recordes no abate de animais e na exportação de carne bovina in natura. Dados que além do consumo interno são reflexo da pressão da demanda internacional, já que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo. 


No entanto, toda essa produtividade da indústria pecuária tem consequências. De acordo com o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), o setor foi responsável por 54% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil no último ano, além de demandar um alto consumo de recursos naturais, como água e terra. Em contrapartida, uma alimentação à base de plantas reduz significativamente esses impactos, conforme aponta um estudo publicado na revista Nature Food. 


Como participar do Dia Mundial Sem Carne 


Aderir ao Dia Mundial Sem Carne é simples. Basta substituir pelo menos uma refeição do dia por uma opção vegetal. A organização não-governamental Animal Equality disponibiliza o site Love Veg que possui receitas especialmente disponíveis para esta data. 


Projeto Love Veg: desmistificando a alimentação vegana 


Lançado no Brasil em 2023, o Projeto Love Veg tem como missão tornar a alimentação à base de plantas acessível, saborosa e consciente. Com mais de 150 mil visitas ao site e 60 mil downloads gratuitos de ebooks de receitas, o Love Veg tem se consolidado como uma alternativa para quem deseja explorar o universo da culinária vegetal. 


O site oferece receitas práticas, dicas nutricionais e informações sobre os impactos positivos de uma alimentação livre de produtos de origem animal. "Nossas decisões individuais têm o poder de, a cada refeição, ajudar a transformar a realidade dos animais e do planeta. O Dia Mundial Sem Carne é uma oportunidade para experimentar novos sabores e refletir sobre o impacto de nossas escolhas", André Ferreira Lima, responsável pelo Love Veg. 


Sobre a Animal Equality e o projeto Love Veg


A Animal Equality é uma organização internacional dedicada à proteção dos animais explorados para consumo humano. No Brasil, o Love Veg é uma das iniciativas com o objetivo de promover a alimentação à base de plantas como uma alternativa ética, saudável e acessível.

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page