Foto: Solano Ferreira
A Amazônia é uma extensa área de floresta tropical onde vivem inúmeras espécies, muitas das quais ainda não foram identificadas. A Amazônia representa mais de um-terço das espécies existentes na Terra. Com 4,196.943 milhões de km2, a região representa 49,29% do território brasileiro (IBGE, 2004), onde crescem 2.500 espécies de árvores, que representam um-terço de toda a madeira tropical do mundo, e 30 mil espécies de plantas, que representam 100 mil da América do Sul.
Sendo o maior bioma brasileiro, a Amazônia engloba nove estados sendo: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso. Sendo a maior bacia de água doce do planeta, a região tem o rio Amazonas como principal calha hidrográfica que lança ao mar aproximadamente 175 milhões de litros de água por segundo. É nessa imensidão verde que vive grande quantidade de povos da floresta composto por indígenas e comunidades tradicionais que encontram meio de sobrevivência na densa área natural.
Apesar de sua importância mundial, a Amazônia sofre intensa pressão econômica que vem devastando de forma acelerada e indiscriminada, causando grande mudança na paisagem e impactando o meio natural. Segundo levantamento do Greenpeace, a cada minuto uma área correspondente a dois campos de futebol da floresta amazônica brasileira é desmatada. Mitigar o avanço devastador é uma necessidade urgente que precisa de amplo envolvimento social e de total comprometimento dos poderes no sentido de garantir a sustentabilidade do ecossistema.
A Rioterra vem contribuindo de forma inovadora com a recuperação de áreas degradadas e com a recomposição do espaço florestal da Amazônia. As ações realizadas contribuem para o desenvolvimento regional sustentável e envolvem, ao mesmo tempo, o trabalho pela conservação da biodiversidade, combate às mudanças climáticas e redução das vulnerabilidades sociais.
Através de pesquisas multidisciplinares, os projetos executados pela Rioterra geram conhecimentos científicos que cooperam com a reconstrução de um sistema onde a tarefa de recuperar áreas degradadas geram incentivos para a manutenção da floresta em pé, e contribui para o desenvolvimento socioeconômico promovendo a transformação social de agricultores familiares de forma justa, inclusiva, ambientalmente sustentável e na redução das emissões de gases de efeito estufa auxiliando no combate ao aquecimento global.
A assistência técnica oferecida nas ações da Rioterra são práticas que auxiliam o produtor rural na busca de soluções com economicidade e sustentabilidade com melhor uso da terra para o pleno desenvolvimento dos cultivos melhorando a rentabilidade. além do mais, a Rioterra compreende que é fundamental a informação sobre as principais ameaças para o bioma amazônico e, assim, atua intensamente com a educação ambiental para sensibilizar as comunidades envolvidas para a necessidade de ações de conservação de áreas de preservação permanente e para o uso sustentável respeitando as vocações e interesses de cada propriedade atendida.
Comments