top of page

Desmatamento tem queda recorde na Amazônia mas aumenta no Cerrado

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 9 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

A maior questão proporcional registrada para esse período foi o desmatamento na Amazônia Legal, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Foto: Internet


O acúmulo do alerta de desmatamento foi de 4.314,76 km2 entre agosto de 2023 e julho de 2024, uma queda de 45,7% em relação às duas temporadas anteriores, de acordo com dados oficiais.


Além disso, esta é a queda proporcional mais alta já registrada para esse período. O tamanho anterior era de 7.952 km2 (22 de agosto a 23 de julho).


Alertas de queda catastrófica


O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) é responsável por divulgar os números de desmatamento.


Além do período completo, o instituto faz relatórios mensais. O desmatamento diminuiu significativamente nos últimos meses. O número atual representa a menor queda desde o início da série de relatórios em 2015.


Aumento ocasional


Embora o saldo do período seja positivo, o desmatamento aumentou em julho. O mês aumentou 33% em comparação com o mesmo período em 2023.


Ainda assim, o número supera o de 2022, durante o mandato de Jair Bolsonaro, quando a redução foi de 55%.


O recorde de desmatamento do cerrado


O INPE afirma que o cerrado tem um histórico de desmatamento. Foi de 7.015 km2, ou 9% de crescimento.


Alguns fatores que aumentaram o desmatamento na região incluem falta de fiscalização, queimadas e falta de respeito aos povos indígenas, entre outros.

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page