Defesa Civil Nacional reforça ações contra desastres climáticos e se prepara para a COP30
- Solano Ferreira
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
Governo Federal amplia medidas para proteger a população e reduzir riscos ambientais

Brasília (DF) – O Brasil tem intensificado suas iniciativas para fortalecer a segurança das cidades e reduzir os riscos de desastres. Com a proximidade da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), tem ampliado ações focadas na prevenção e resposta a eventos climáticos extremos.
Entre as principais iniciativas está o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que será lançado em breve e prevê investimentos em tecnologia, capacitação e infraestrutura para minimizar impactos e salvar vidas. Outra ação estratégica é o Defesa Civil Alerta, sistema de envio de alertas emergenciais desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operado pelas prestadoras de telefonia móvel Algar, Claro, TIM e Vivo. O sistema já funciona na região Sudeste e será expandido para o Nordeste nos próximos dias e para as demais regiões nos próximos meses.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, destaca que a participação do Brasil na COP30 será uma oportunidade para apresentar avanços na redução de desastres e discutir estratégias para ampliar a resiliência climática do país.
"As ações desenvolvidas historicamente pelo MIDR, com destaque para a Sedec na gestão de riscos e desastres, têm um papel fundamental na adaptação às mudanças climáticas. A COP30 será um momento para o Brasil reforçar seu compromisso com essa agenda e projetar o futuro, além de compartilhar boas práticas que demonstram nossa atuação de longa data na proteção ambiental", afirmou.
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
A COP30 será a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, com foco em promover negociações globais para o combate às mudanças climáticas. Em 2025, o evento será realizado em Belém (PA), reunindo líderes e especialistas de todo o mundo para discutir soluções sustentáveis.
O encontro será uma oportunidade para o Brasil demonstrar como está se preparando para os desafios climáticos, garantindo um futuro mais seguro para todos. Com ações concretas e trabalho conjunto, o país segue firme na missão de proteger sua população e enfrentar os impactos do clima de forma inteligente e eficaz.
Comments