Por Alexandre Augusto da Silva, Giovanna Scagnolatto, Emerice Simplício Mavinga e Larissa Roio Ribeiro
FOTO: PROJETO TRANSFORMAR / ACERVO PESQUISADORES
O oceano representa um sistema vital de suporte à vida em nosso planeta. No entanto, enfrenta sérios desafios decorrentes das ações humanas, como a poluição e a degradação. Isso resulta em danos que comprometem a sustentabilidade dos ecossistemas costeiros e marinhos, bem como a saúde, bem-estar e direitos humanos, especialmente das comunidades costeiras.
Nesse contexto, a educação ambiental promove mudanças culturais e sociais, reformulando o comportamento dos indivíduos frente à sua relação com a natureza. Ela inclui a reeducação em relação aos padrões de consumo e o incentivo à sustentabilidade, entre outras medidas, que buscam valorizar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, incentivar a conservação e a proteção de áreas naturais, e sensibilizar comunidades para as questões sociais relacionadas ao meio ambiente. Pode-se, por exemplo, sensibilizar comunidades vulneráveis, desproporcionalmente afetadas pelos problemas ambientais.
A educação ambiental aumenta a disposição dos jovens para preservar a saúde dos oceanos. Por meio de experiências educacionais transformadoras, ela torna-se catalisadora de uma consciência ambiental duradoura, indispensável para a preservação do ecossistema marinho e do nosso planeta.
No Brasil, desde 1999, a Lei nº 9.795 – conhecida como Lei da educação ambiental – estabelece diretrizes importantes. Em seu 2º artigo, ela reconhece a educação ambiental como um elemento essencial e contínuo no sistema educacional do país. Esta abordagem deve ser integrada em todos os níveis e sistemas de ensino, tanto públicos quanto privados. No entanto, sabemos que existe uma disparidade de níveis educacionais entre a educação pública e privada.
Em meio a esse panorama desafiador, o Projeto TransforMAR, implementado desde 2018 pela Associação Tatauga Dive, oferece um curso de educação ambiental de excelência, direcionado especificamente a jovens de escolas públicas situadas em zonas costeiras e em situação de vulnerabilidade. A iniciativa sensibiliza esses jovens para a preservação do ambiente marinho por meio de abordagens educacionais inovadoras. Este curso proporciona uma experiência imersiva única: a realização de uma experiência de mergulho com cilindro.
Resultados concretos de mais de 300 jovens capacitados reforçam o compromisso do projeto com a formação de indivíduos conscientes e engajados. Essas ações não apenas educam, mas também incentivam os jovens a serem agentes ativos na busca por uma sociedade justa, fundamentada em padrões de consumo sustentáveis.
A educação ambiental desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, capaz de harmonizar a preservação do meio ambiente com a busca por qualidade de vida. Portanto, é crucial incorporá-la desde os estágios iniciais da educação, moldando indivíduos críticos e engajados, inclusive de comunidades tradicionais costeiras que dependem do oceano para sua subsistência. Para isso, é necessário promover iniciativas de educação ambiental e pressionar os governos para garantir o cumprimento efetivo da lei em todas as instâncias.
Sobre os autores
Alexandre Augusto da Silva – engenheiro pela Unicamp e mestrando em Ciência e Tecnologia do Mar na Unifesp. Diretor e fundador do Projeto TransforMAR
Giovanna Scagnolatto – engenheira pela Unesp e mestranda em Ciência e Tecnologia do Mar na Unifesp. Coordenadora do Projeto TransforMAR
Emerice Simplício Mavinga – graduanda em Ciências Biológicas. Educadora ambiental do Projeto TransforMAR
Larissa Roio Ribeiro – graduanda de Ciências Biológicas. Educadora ambiental do Projeto TransforMAR
Publicado na Bori em 17/4/2024, 23:45
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