top of page
Foto do escritorSolano Ferreira

Comissão aprova selo para identificar cafés produzidos por método artesanal

Texto sobre cafés produzidos por método artesanal ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça


Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Cafés por método artesanal
Texto sobre cafés produzidos por método artesanal ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça

A relatora da proposta para criar o selo para identificar cafés produzidos por método artesanal, deputada Ana Paula Leão


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o selo Arte Café para identificar o modo artesanal de produção e processamento dos grãos.


Segundo o texto, caberá aos municípios estabelecer em regulamento os procedimentos para o registro dos produtores e as exigências para a concessão do selo, além da responsabilidade pela classificação e fiscalização do produto. Não havendo regulamento municipal específico, será observada a norma estadual.


O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Ana Paula Leão (PP-MG), ao Projeto de Lei 1454/23, do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).


“O projeto de lei promove e protege a produção artesanal de café no Brasil, em favor da preservação histórico-cultural, do desenvolvimento econômico regional e da valorização dos produtos locais”, disse a relatora.


Objetivos

O selo, de acordo com o texto, tem como objetivos:

  • estimular o beneficiamento, o processamento e a oferta de cafés artesanais pelo produtor rural;

  • valorizar a identidade da produção com uso de técnicas tradicionais e regionais;

  • agregar valor ao produto;

  • aumentar a geração de renda na atividade;

  • promover o desenvolvimento do mercado de cafés artesanais.

O autor do projeto argumenta que o sistema produtivo do café artesanal exige do produtor rural meticulosa e incessante busca por qualidade em todas as etapas de produção – do plantio à colheita, à torra e à moagem – e criteriosa seleção dos grãos para a obtenção de bebida.


Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).


Reportagem - Murilo Souza

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comments


bottom of page