top of page

Cientistas descobrem inseto que come plástico

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 15 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Descoberta tem potencial e uma das pesquisadoras já sugeriu estudos para o futuro.

Foto: Tomasz Klejdysz/iStock

plástico
Larva capaz de mastigar o poliestireno, material popularmente chamado de isopor


O isopor, embora seja uma material muito utilizado e aparentemente inofensivo, possui uma grande desvantagem quando o assunto é meio ambiente. Isso porque o processo de reciclagem para o isopor é caro e pode gerar outros poluentes tóxicos, gerando um acúmulo de lixo enorme. Diante desse dilema, um grupo de pesquisadores decidiu explorar formas biológicas de lidar com os resíduos deixados por esse material, e eles obtiveram uma conclusão com considerável potencial.


Fathiya Kamis é pesquisadora do Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia dos Insetos contou ao site de divulgação científica The Conversation que encontraram no Quênia, na África, uma larva capaz de mastigar o poliestireno, material popularmente chamado de isopor. Trata-se do Tenébrio, ou larva-da-farinha, que é a fase larval do besouro Alphitobius.

Embora outros estudos estejam sendo conduzidos para confirmar se a larva é uma subespécie do gênero Alphitobius, os cientistas descobriram que essa larva consegue comer o isopor e hospeda bactérias em seu intestino capazes de descompor o plástico.

Os estudiosos conduziram um teste por mais de um mês para chegar nesses resultados, alimentando as larvas com o poliestireno, com um alimento nutritivo chamado de farelo, ou com uma combinação de ambos. Assim, eles notaram como funcionava o processo de digestão da espécie.


"Descobrimos que as larvas de farinha alimentadas com dieta de farelo e poliestireno sobreviveram em taxas mais altas do que aquelas alimentadas apenas com poliestireno. Descobrimos também que consumiam poliestireno de forma mais eficiente do que aqueles que seguiam uma dieta apenas com poliestireno. Isto destaca os benefícios de garantir que os insetos ainda tenham uma dieta rica em nutrientes", explicou Fathiya.


Portanto, uma alimentação nutritiva é um ponto importante para essas larvas conseguirem decompor o isopor. Além disso, os resultados indicam que as bactérias desempenham um papel crucial na degradação do plástico.


"Descobriu-se que os intestinos das larvas alimentadas com poliestireno contêm níveis mais elevados de Proteobacteria e Firmicutes, bactérias que podem se adaptar a vários ambientes e decompor uma ampla gama de substâncias complexas. Bactérias como Kluyvera, Lactococcus, Citrobacter e Klebsiella também foram particularmente abundantes, e são conhecidas por produzirem enzimas capazes de digerir plásticos sintéticos. As bactérias não serão prejudiciais ao inseto ou ao meio ambiente quando usadas em grande escala", completou a pesquisadora.


Por Seleções/Último Segundo

Comentários


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page