top of page

CALOR E SECA DE RIOS: Moradores do Norte sentem impactos de mudanças climáticas

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 16 de mar.
  • 1 min de leitura

A percepção é que os eventos como elevação de temperatura e seca devem piorar nos próximos 5 anos

Foto: Reprodução/internet
Foto: Reprodução/internet

Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados com moradores da região Norte brasileira indica que um terço considera as mudanças climáticas como uma crise emergente. A maioria das pessoas consultados acredita que a situação deve piorar nos próximos cinco anos. A pesquisa A visão do Norte sobre Mudanças Climáticas levou em consideração a percepção dos moradores com os eventos climáticos de 2024.

 

Acostumados com períodos bem definidos de verão e inverno, os moradores da região estão percebendo os impactos causados pela mudança do clima na região. Entre os entrevistados, 72% moradores da região Norte avaliam que os eventos climáticos extremos, como secas, inundações, tempestades e calor ou frio intensos, foram piores em 2024 se comparando a ouros anos.

 

Os fenômenos que afetam os rios são os mais sentidos por quem mora na região. Entre as mudanças notadas, 91% citaram aumento de temperatura, 76% menos chuva e 78% secas mais graves.

 

Pouco mais da metade (51%) acredita que as mudanças climáticas são um grande problema, mas não uma crise; outros 27% consideram uma crise. Entre os jovens, 41% vê um cenário de crise.

 

As perspectivas não são boas e os nortistas já sentiram que a tendencia é piorar. A pesquisa aponta que 65% acham que os eventos climáticos serão mais fortes nos próximos 5 anos.

 

A Nexus é uma empresa que alia a precisão da tecnologia, incluindo inteligência artificial, com a criatividade do olhar humano para buscar diagnósticos mais precisos.

 

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page