top of page

Brasil recebe 41 ararinhas-azuis para Programa de Conservação

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 29 de jan.
  • 2 min de leitura

Essa é a segunda leva da espécie que retorna ao país para sua reabilitação na natureza

Foto: Cristine Prates

Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é espécie em extinção
Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é espécie em extinção

A ararinha-azul, também conhecida como Cyanopsitta spixii,  é uma das espécies  que mais foram atingidas pela extinção no Brasil. As aves, originalmente da Caatinga, eram encontradas em regiões de matas ciliares em Curaçá, na Bahia, pois dependiam da vegetação para funções básicas - a exemplo de alimentação e abrigo.


De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Brasil tem intenções de importar esses indivíduos para que, dessa forma, eles estejam dentro do Plano de Conservação. O programa tem coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Por que as ararinhas-azuis são tão importantes?


Primeiramente, como todo e qualquer animal, é de suma importância preservar a sua vida, a conservação de seu bem-estar na natureza e a biodiversidade. O principal motivo para a extinção dessa espécie é o tráfico de aves, uma vez que a sua venda é realizada por colecionadores internacionais. Fora isso, a destruição dos habitats também se tornou um dos motivos que alarmou as instituições em relação às Cyanopsitta spixii.


Intenções de preservar


No ano de 2020,  52 ararinhas-azuis foram repatriadas da Alemanha ao Brasil para  serem reintroduzidas na natureza em uma região na Bahia. Depois de quase 5 anos, na última terça-feira (18),  mais 41 indivíduos do país europeu chegaram a território nacional.

Com essa prática, há a intenção de que a restauração do habitat permita que essa espécie não fique desaparecida. O Ibama também prevê o combate ao tráfico de animais silvestres como uma de suas principais metas no que se relaciona à vida das ararinhas.







Komentáře


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page