top of page

BIOECONOMIA: Mudas de açaí-solteiro com alta qualidade aumenta a produção regional

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura

Conhecimento científico reunido pela Embrapa garante mudas de açaí-solteiro com qualidade sanitária e alto padrão comercial, em larga escala, principalmente no Acre, amazonas, Rondônia e Roraima.

Plantas adaptadas ao ambiente minimizam riscos de pragas e doenças para o cultivo e evitam prejuízo para os produtores. - Foto: Mauricilia Silva
Plantas adaptadas ao ambiente minimizam riscos de pragas e doenças para o cultivo e evitam prejuízo para os produtores. - Foto: Mauricilia Silva

 

Um novo método de produção de mudas criado pela Embrapa tem o potencial de tornar a produção de açaí-solteiro uma atividade organizada, sustentável e lucrativa para a região amazônica. A tecnologia incorpora avanços científicos inéditos e foi especialmente desenvolvida para auxiliar produtores, viveiristas e especialistas da região que enfrentam obstáculos ao tentar estabelecer pomares da espécie. Com o novo método, foi possível mudas de alta qualidade sanitária e padrão comercial, ajustadas ao ambiente local e resistentes a enfermidades, como a antracnose, a principal ameaça à cultura.

 

O estudo, realizado pela Embrapa Acre durante sete anos, atende a uma demanda crescente por frutos do açaizeiro-solteiro (Euterpe precatoria Mart.), uma palmeira típica da floresta amazônica. A espécie é abundante em regiões como Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, contudo, sua exploração ainda é majoritariamente baseada na extração de madeira. Com a implementação do novo protocolo, a agricultura em áreas modificadas se transforma numa opção comercial rentável, auxiliando na preservação das florestas originais, na preservação da biodiversidade e no fortalecimento da bioeconomia regional.

 

Segundo a pesquisadora Aureny Lunz, a produção de mudas de açaí-solteiro ainda é baseada em técnicas recomendadas para o açaí-de-touceira. Embora essas espécies de açaizeiro pertençam ao mesmo gênero, elas se desenvolvem de maneira distinta e apresentam exigências particulares de clima e solo. O uso de técnicas inadequadas para a cultura resulta em mudas pouco vigorosas e com baixa resistência a doenças, problemas que comprometem a sobrevivência e o desenvolvimento das plantas.

“Reunimos informações técnicas genuínas para a produção de mudas, considerando necessidades e particularidades do açaí-solteiro. Bem aplicado e aliado a práticas adequadas de manejo, esse conhecimento possibilita a obtenção de plantas resistentes e capazes de manifestar todo o seu potencial produtivo, aspectos essenciais para garantir pomares sadios e rentáveis”, ressalta a pesquisadora.

 

Vantagens da nova espécie

 

Com as plantas adaptadas ao ambiente reduzirá os riscos de pragas e doenças par o cultivo em grande escala. Isso evitará prejuízos para os produtores que desejam investir no negócio, uma vez que a procura pelo açaí se tornou uma demanda internacional, proporcionando lucro e rentabilidade.

 

Com a oferta de mudas do açaí-solteiro em grande escala será possível formar grandes cultivos com padronização de plantas e de qualidade de frutos. Outra vantagem é que o cultivo é sustentável uma vez que oferece replantio florestal, podendo aproveitar o sistema para recuperar área degradadas na Amazônia.

 

Esse protocolo para a produção de mudas de açaí-solteiro é recomendado para as regiões de floresta amazônica nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, onde os testes e experimentos apresentaram excelentes resultados.

Oferta de mudas de qualidade de açaí-solteiro permitirá a implantação de cultivos comerciais sustentáveis - Foto: Aureny Lunz
Oferta de mudas de qualidade de açaí-solteiro permitirá a implantação de cultivos comerciais sustentáveis - Foto: Aureny Lunz

 

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page