BIOECONOMIA: Mudas de açaí-solteiro com alta qualidade aumenta a produção regional
- Solano Ferreira
- há 11 horas
- 2 min de leitura
Conhecimento científico reunido pela Embrapa garante mudas de açaí-solteiro com qualidade sanitária e alto padrão comercial, em larga escala, principalmente no Acre, amazonas, Rondônia e Roraima.

Um novo método de produção de mudas criado pela Embrapa tem o potencial de tornar a produção de açaí-solteiro uma atividade organizada, sustentável e lucrativa para a região amazônica. A tecnologia incorpora avanços científicos inéditos e foi especialmente desenvolvida para auxiliar produtores, viveiristas e especialistas da região que enfrentam obstáculos ao tentar estabelecer pomares da espécie. Com o novo método, foi possível mudas de alta qualidade sanitária e padrão comercial, ajustadas ao ambiente local e resistentes a enfermidades, como a antracnose, a principal ameaça à cultura.
O estudo, realizado pela Embrapa Acre durante sete anos, atende a uma demanda crescente por frutos do açaizeiro-solteiro (Euterpe precatoria Mart.), uma palmeira típica da floresta amazônica. A espécie é abundante em regiões como Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, contudo, sua exploração ainda é majoritariamente baseada na extração de madeira. Com a implementação do novo protocolo, a agricultura em áreas modificadas se transforma numa opção comercial rentável, auxiliando na preservação das florestas originais, na preservação da biodiversidade e no fortalecimento da bioeconomia regional.
Segundo a pesquisadora Aureny Lunz, a produção de mudas de açaí-solteiro ainda é baseada em técnicas recomendadas para o açaí-de-touceira. Embora essas espécies de açaizeiro pertençam ao mesmo gênero, elas se desenvolvem de maneira distinta e apresentam exigências particulares de clima e solo. O uso de técnicas inadequadas para a cultura resulta em mudas pouco vigorosas e com baixa resistência a doenças, problemas que comprometem a sobrevivência e o desenvolvimento das plantas.
“Reunimos informações técnicas genuínas para a produção de mudas, considerando necessidades e particularidades do açaí-solteiro. Bem aplicado e aliado a práticas adequadas de manejo, esse conhecimento possibilita a obtenção de plantas resistentes e capazes de manifestar todo o seu potencial produtivo, aspectos essenciais para garantir pomares sadios e rentáveis”, ressalta a pesquisadora.
Vantagens da nova espécie
Com as plantas adaptadas ao ambiente reduzirá os riscos de pragas e doenças par o cultivo em grande escala. Isso evitará prejuízos para os produtores que desejam investir no negócio, uma vez que a procura pelo açaí se tornou uma demanda internacional, proporcionando lucro e rentabilidade.
Com a oferta de mudas do açaí-solteiro em grande escala será possível formar grandes cultivos com padronização de plantas e de qualidade de frutos. Outra vantagem é que o cultivo é sustentável uma vez que oferece replantio florestal, podendo aproveitar o sistema para recuperar área degradadas na Amazônia.
Esse protocolo para a produção de mudas de açaí-solteiro é recomendado para as regiões de floresta amazônica nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, onde os testes e experimentos apresentaram excelentes resultados.

Comments