top of page

Baleias-jubarte com caudas deformadas são registradas no litoral do Rio de Janeiro

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Pesquisadores do AquaRio e instituições parceiras identificam anomalias raras sem impacto aparente na natação


Pesquisadores do AquaRio, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, registraram duas baleias-jubarte adultas com deformidades incomuns na nadadeira caudal durante expedições realizadas em 2023 e 2024 no litoral do Rio de Janeiro. Os casos foram documentados e incluídos na plataforma global Happywhale, utilizada para identificação individual e monitoramento de mamíferos marinhos. No entanto, os pesquisadores não observaram sinais de dificuldades na movimentação dos animais registrados no Brasil. Ambos nadavam vigorosamente e interagiam com outros indivíduos dos grupos dos quais faziam parte.


Os dois indivíduos foram catalogados com os códigos IBJ-8577 e IBJ-8589 no banco de dados Happywhale, contribuindo para o monitoramento da espécie e ampliando o conhecimento sobre variações anatômicas nas baleias-jubarte.


O primeiro registro, feito em julho de 2023, revelou uma baleia com os dois lobos da cauda curvados para cima, uma alteração anatômica perceptível quando vista de baixo. Apesar da deformidade, o animal nadava normalmente, seguindo um trajeto linear bem definido.


Já em julho de 2024, outra baleia foi observada com uma formação incomum na região central da nadadeira caudal, semelhante a uma segunda cauda menor e de coloração predominantemente branca. Essa estrutura parecia ser uma extensão anormal do corpo, sem cicatrizes aparentes. Imagens aéreas feitas com drone confirmaram o formato inusitado.


A origem dessas anomalias é desconhecida. Alterações anatômicas em baleias já foram documentadas em outras partes do mundo, podendo estar relacionadas a causas genéticas, interações intra e interespecíficas e fatores antropogênicos, como contaminação química da água, colisões de navios e interações com equipamentos de pesca.


As expedições científicas na costa do Rio de Janeiro já começam a trazer resultados. Nos últimos dois anos, foram registradas anomalias raras nas nadadeiras caudais de baleias-jubarte adultas.


Cada descoberta reforça a importância do monitoramento contínuo. Alterações anatômicas em cetáceos podem servir também como indicadores da saúde dos ecossistemas marinhos, tornando a pesquisa essencial para a conservação dos oceanos.


O estudo foi realizado com pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte em parceria o IMAM – AquaRio (Rio de Janeiro Aquarium Research Center), que atua no desenvolvimento de pesquisas voltadas à conservação marinha.


Os registros foram publicados em forma de nota no Latim American Journal of Aquatic Mammals.

Imagens ilustrativas
Imagens ilustrativas

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page