top of page

Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT)

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 9 de mai. de 2024
  • 1 min de leitura

A exportação brasileira de milho via portos da Amazônia alcançou, no primeiro trimestre de 2024, um índice 7% maior em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT).

Foto: Divulgação

 portos amazônicos
Os números mostram aumento nessa movimentação em relação ao mesmo período do ano passado nos portos amazônicos

De acordo com relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), do total das exportações no país durante o primeiro trimestre deste ano, 43,3% das exportações de milho saíram pelos portos do Arco Amazônico. O número indica movimento ascendente, já que, no mesmo período de 2023, o percentual de exportação de milho via portos amazônicos foi de 36,2%.

 

Segundo Flávio Acatauassú, diretor presidente da AMPORT, os portos da região estão preparados para atender as previsões de crescimento nas exportações de grãos. "Hoje nós temos uma capacidade instalada de 52 milhões de toneladas e já há investimentos em andamento para mais 48 milhões de toneladas. Ou seja, teremos uma capacidade de embarque de cerca de 100 milhões de toneladas de grãos nos próximos cinco anos", explica o executivo.

 

Os dados da Associação sobre a movimentação no Arco Amazônico reforçam o potencial de expansão da atividade na região nos próximos anos, que também deve ser foco de investimentos por parte do Governo Federal para alavancar ainda mais as estatísticas. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério de Portos e Aeroportos prevê R$ 14,5 bilhões em novos arrendamentos de complexos portuários entre 2023 e 2026, além de R$ 639 milhões apenas em 2024 para portos e hidrovias evoluírem o escoamento da safra brasileira de grãos.

 

 portos amazônicos
Sistema hidroviário e pontos dos portos amazônicos

Commentaires


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page