top of page

Acordo de Mobilidade de Baixo Carbono apresenta estudo sobre descarbonização dos transportes durante Autop 2024

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 26 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

A coalizão formada por grandes empresas marcou presença no evento e apresentou as rotas tecnológicas para uma transição energética justa e viável no setor da mobilidade

baixo carbono
José Laguna, presidente do CONAREM, e Orlando Merluzzi, gestor do MBCB, durante o evento AUTOP 2024| Crédito: divulgação

O Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) esteve na AUTOP 2024, na última sexta-feira (23), em Fortaleza/CE. Orlando Merluzzi, Gestor do MBCB, apresentou um painel sobre descarbonização na mobilidade brasileira, abordando as principais estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de forma eficaz.

 

Merluzzi compartilhou os principais aspectos do estudo inédito, que aborda soluções para reduzir as emissões de CO2 no setor de transportes, respeitando a neutralidade tecnológica e estimulando a neoindustrialização. O MBCB, que une os setores sucroenergético e biogás, indústria automobilística, tecnologia e engenharia, prestadores de serviços, indústria de autopeças e sistemistas, além de entidades sindicais, reforça a importância de utilizar todos os recursos renováveis e disponíveis como etanol, biometano, biodiesel, hidrogênio verde e veículos elétricos e híbridos.

 

O estudo apresentado também mostrou que a combinação de biocombustíveis com veículos elétricos híbridos pode gerar uma diferença acumulada de R$ 2,8 trilhões no PIB (Produto Interno Bruto) e 1,6 milhão de empregos até 2050, em comparação com um cenário focado exclusivamente em veículos elétricos. A análise também destaca que os veículos pesados, responsáveis por 53% das emissões de CO2 da mobilidade no Brasil, devem ser um foco crucial para a adoção de rotas tecnológicas diversificadas.

 

Durante a palestra, também foram apresentadas recomendações de políticas públicas para harmonizar a redução das emissões de poluentes e gases de efeito estufa, incluindo a adoção de medidas padrão para emissões de veículos pesados e incentivos à descarbonização da frota existente. O acordo de cooperação incentiva o uso de todas as rotas tecnológicas, garantindo isonomia e promovendo a transição energética com foco na redução das emissões e eficiência econômica.

 

"O Brasil tem desenvolvido soluções eficazes de descarbonização automotiva, que são replicáveis e geradoras de investimentos e empregos. Devemos continuar aperfeiçoando essas soluções e acelerar a liderança em novas rotas tecnológicas com firme apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação", pontuou o Gestor durante o evento.

 

Evento e Contexto


A AUTOP 2024, realizada em Fortaleza de 21 a 24 de agosto, é um evento de destaque para o segmento automotivo, reunindo até 200 participantes, incluindo membros do CONAREM e entidades do setor. Nesta edição, foram discutidas novas tendências, desafios e inovações observadas nos últimos anos. A palestra do MBCB integrou os seminários paralelos, apresentando a missão do grupo e soluções compartilhadas para a descarbonização e metas sustentáveis.

 

Sobre o MBCB 


O Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil é uma coalizão de esforços da cadeia da mobilidade - produtoras e entidades do setor sucroenergético e de biogás, indústria de autopeças, montadoras, entidades de tecnologia e engenharia, pós-venda e sindicatos – em uma grande força tarefa para reduzir as emissões de carbono dos veículos leves e pesados no Brasil. Juntos, o MBCB a missão de incentivar o uso de todas as rotas tecnológicas de baixo carbono disponíveis para uma mobilidade limpa, econômica e socialmente responsável com segurança energética e incentivos à economia, geração de empregos, renda e neoindustrialização.

 

Saiba mais em https://mbcbrasil.com.br e acompanhe o MBCBrasil no Instagram (https://www.instagram.com/mbcbrasil_/) e LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/mbcbrasil/). 

Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page