Grandes desastres, como inundações, deslizamentos e outros, são eventos cada vez mais ocorrentes no Brasil e no mundo. A necessidade de se preparar para enfrentar esses incidentes têm sido cada vez mais discutida pelo poder público e a sociedade civil, diante de toda complexidade e efeito que causam para as pessoas afetadas, bem como a destruição de casas, infraestruturas, perdas de vidas e econômicas.
Em vista do aumento destas calamidades, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em sua missão de prover conhecimento e informação à sociedade brasileira, por meio de documentos normativos, publicou série de Normas Brasileiras, algumas das quais adoções de Normas Internacionais, que apresentam diretrizes para auxiliar no enfrentamento de desastres, tanto naturais quanto provocados pelo homem.
Para tanto, a ABNT compilou, na coletânea sobre "Enfrentamento a desastres", Normas Brasileiras dirigidas ao tema e que buscam prestar orientações de segurança e de resiliência para continuidade das atividades socioeconômicas, auxiliando na retomada dos negócios e mitigação dos impactos advindos destas situações de emergência.
"Esta coletânea de normas fornece diretrizes para melhoria do tratamento e da prevenção de todos os tipos de incidentes, como por exemplo, emergências, crises e desastres. As múltiplas atividades de gestão de incidentes geralmente são compartilhadas entre organizações do terceiro setor, e agências, setor privado, entidades regionais e governos, em diferentes âmbitos de atuação.
Portanto, é necessário orientar todas as partes envolvidas sobre como preparar e implementar a gestão de incidentes", destaca o presidente Mario William Esper.
A publicação está disponível no ABNT Catálogo
Fazem parte da Coletânea os seguintes documentos:
ABNT PR 1021 -Centro de operações de cidade − Implementação nas cidades;
ABNT NBR 9077 - Saídas de emergência em edifícios;
ABNT NBR 15219 - Plano de emergência − Requisitos e procedimentos;
ABNT NBR 16901, Gerenciamento de áreas contaminadas − Plano de desativação de empreendimentos com potencial de contaminação – Procedimento.
ABNT ISO/TS 22317, Segurança e resiliência − Sistemas de gestão de continuidade de negócios − Diretrizes para análise de impacto nos negócios (BIA);
ABNT NBR ISO 22301, Segurança e resiliência − Sistema de gestão de continuidade de negócios – Requisitos;
ABNT NBR ISO 22320, Segurança e resiliência − Gestão de emergências − Diretrizes para gestão de incidentes;
ABNT NBR ISO 22322, Segurança da sociedade – Gestão de emergências – Diretrizes para aviso público;
ABNT NBR ISO 22361, Segurança e resiliência − Gestão de crises – Diretrizes;
ABNT NBR ISO 37123, Cidades e comunidades sustentáveis − Indicadores para cidades resilientes.
Sobre a ABNT
A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.
Comments