Entre os dias 13 e 16 de agosto, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) marcará presença na 12ª edição da Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, em Joinville, Santa Catarina, um dos principais pólos da indústria no Brasil, com cerca de 1.149 empresas transformadoras de plástico e 464 mil empregados no setor.
Foto: Divulgação
O destaque da participação da entidade será a apresentação da plataforma Recircula Brasil no seu estande. Reconhecida pela ONU como solução inovadora para o setor, a ferramenta utiliza notas fiscais eletrônicas para rastrear os resíduos plásticos, desde sua origem até a reinserção como matéria-prima na fabricação de um novo produto. Com os dados rastreados e verificados por terceira parte, a plataforma atesta a origem dos materiais e confirma que o produto contém plástico reciclado, garantindo segurança jurídica, transparência e compliance.
A plataforma Recircula Brasil é reconhecida como modelo de excelência no combate à poluição plástica em documento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU). Trata-se da primeira ferramenta brasileira a certificar efetivamente a circularidade dos resíduos plásticos e materiais com conteúdo reciclado, respondendo as demandas por produtos sustentáveis, tanto no mercado interno quanto internacional.
Para a ABIPLAST, a apresentação do Recircula Brasil na feira Interplast enfatiza o compromisso da indústria em buscar soluções sustentáveis para a gestão dos resíduos plásticos. "Por meio da plataforma, recicladores e transformadores que fizerem parte poderão usufruir, dentre os principais benefícios, da garantia de reciclagem de resíduos plásticos e valorização da matéria-prima", afirma Paulo Teixeira, presidente-executivo da ABIPLAST.
Segundo Paulo, a Interplast é fundamental para o desenvolvimento e competitividade do setor plástico no país, pois, além de promover novas tecnologias e inovações, também fomenta parcerias estratégicas e colaborações em pesquisa e desenvolvimento. "A feira serve como um ponto de encontro para discutir e promover práticas sustentáveis na indústria do plástico, atendendo às demandas crescentes por produtos ambientalmente responsáveis, e posiciona as empresas brasileiras na vanguarda da sustentabilidade e da economia circular", completa Paulo.
A ABIPLAST estará presente com um estande institucional, abordando ainda diversas ações em prol do desenvolvimento da indústria de transformação e reciclagem de plástico. Na ocasião distribuirá também uma prévia do Perfil, principal publicação do setor plástico, que será lançada em breve.
Espaço Recicla Plástico: Iniciativas Sustentáveis em Exposição
A ABIPLAST estará presente ainda no Espaço Recicla Plástico, por meio das iniciativas: CNRPLAS – Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos, Movimento Plástico Transforma e Programa Isopor® Amigo.
A Interplast
A Interplast está consolidada como um dos principais eventos do Brasil, com expositores das indústrias de máquinas e equipamentos, fornecedores de matéria-prima plástica e aditivos, embalagens, abrangendo até fornecedores de moldes, além das atividades simultâneas, como palestras e rodada de negócios.A programação também abordará temas relacionados à inovação e tecnologias voltadas para a indústria de transformação do plástico. Os expositores terão a oportunidade de apresentar suas soluções e tecnologias por meio de workshops direcionados aos profissionais do setor. A organizadora Messe Brasil confirma o recorde de empresas participantes, com a ocupação total dos três pavilhões da Expoville, totalizando 22 mil m ².
3º Fórum de Economia Circular
Durante o evento da Interplast, também acontece o Fórum de Economia Circular, organizado pela Revista Plástico Sul em parceria com a Rede pela Circularidade do Plástico, reconhecido nacionalmente por sua contribuição para o avanço de práticas sustentáveis. Neste ano, o encontro não será realizado em Canela (RS) devido aos desafios logísticos causados pelas fortes chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul em maio. No entanto, os organizadores mantiveram seu compromisso com a região sul do Brasil, abrangendo Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e conseguiram manter o espaço de debate dentro da própria Interplast.
Comments