top of page

95% das amostras de opioides apreendidas em SP contêm nitazenos, nova substância mais potente que morfina

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 29 de jan.
  • 2 min de leitura

Foto: Freepik

Polícias de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, além da Polícia Federal, já identificaram substâncias da classe dos nitazenos
Polícias de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, além da Polícia Federal, já identificaram substâncias da classe dos nitazenos

São Paulo (SP), 24/01/2025 - Entre julho de 2022 e abril de 2023, 133 das 140 amostras de opioides apreendidas em São Paulo continham o produto. É o que indica a publicação “Nitazenos: caracterização e presença no Brasil”, lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta sexta (24), que compila dados de diversos estudos, apresenta novos achados  e analisa o cenário no Brasil e no exterior.


Além de apresentar as ameaças dessas Novas Substâncias Psicoativas (NSP) e os registros de apreensões no Brasil, o estudo contribui para o monitoramento da dinâmica do mercado de drogas ilícitas no país. As informações devem subsidiar as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do MJSP. 


Entre os achados, destaca-se o crescimento no número de apreensões de nitazenos. Três estados brasileiros (Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina), além da Polícia Federal, já identificaram substâncias da classe dos nitazenos.


“Mesmo que o estudo mostre que por ora não há indicativos de uma epidemia de uso de opioides no país, os achados preocupam porque vemos que os nitazenos estão ganhando espaço e provavelmente estão sendo consumidos também por usuários que acreditam estarem fazendo uso de drogas mais leves, por isso lidar com essa substância, fazendo monitoramento constante e proativo, é também uma questão de saúde”, avalia Marta Machado, secretária Nacional de Política sobre Drogas.


A publicação foi elaborada pelo Centro de Estudos sobre Drogas e Desenvolvimento Social Comunitário (Cdesc), uma parceria entre a Senad, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). O levantamento permite avançar em estratégias de interlocução com as instituições públicas e com a sociedade, difundindo conhecimentos relacionados à saúde pública e segurança.



Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page