top of page

36 mil mudas nativas são plantadas em primeira etapa do projeto de recuperação de áreas queimadas em Pimenteiras do Oeste (RO)

  • Foto do escritor: Solano Ferreira
    Solano Ferreira
  • 25 de fev.
  • 2 min de leitura
As espécies plantadas são uma rica amostra da biodiversidade amazônica - Foto: Divulgação

Em uma iniciativa que alia compromisso ambiental com as comunidades, o projeto "Plantar o Futuro" deu os primeiros passos para recuperar áreas degradadas pelo fogo no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO). Desde novembro, mais de 36 mil mudas de árvores nativas do bioma amazônico foram plantadas, marcando a primeira etapa de uma ação que prevê a restauração de matas ciliares severamente afetadas pelas queimadas que assolaram Rondônia em 2024. 


A Sicoob Credisul, idealizadora do projeto, não apenas abraçou a causa ambiental, mas também implementou o conceito de "escritório verde", mostrando que o cuidado com o meio ambiente é parte essencial de suas práticas. O pontapé inicial aconteceu na Pousada do Renato, em Pimenteiras do Oeste, com previsão de que a iniciativa se estenda até o Parque do Taquaral, contemplando o plantio de mais de 100 mil mudas ao longo do projeto. 

O trabalho conta com o apoio de importantes parceiros, como a Associação Somos Todos Guaporé Alevinos e Quelônios e o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), que está fazendo a doação das mudas.


A CIMCERO desenvolve o projeto "Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas", cujo objetivo é criar bancos de sementes, construir viveiros e produzir mudas nativas em escala estadual.  


As espécies plantadas são uma rica amostra da biodiversidade amazônica: bandarra, embaúba, paineira, caixeta, ingá, ingá nativo, cedro, ipê amarelo e roxo, açaí, cupuaçu, jenipapo, baginha, buriti, jacarandá, aroeira, sumaúma, mogno, fava arara, orelha de macaco, timburi, pente de macaco, copaíba, tento preto e bacupari. Cada muda representa um passo na direção da restauração ambiental e da preservação do bioma. 


O impacto das queimadas em Rondônia deixou marcas profundas na paisagem e no ecossistema local. O Plantar o Futuro é uma resposta direta a esse desafio, trazendo esperança e reconstrução. Para os organizadores, a iniciativa é mais do que um projeto ambiental, é um legado para as futuras gerações. Com o envolvimento da comunidade e de instituições comprometidas, a recuperação do Rio Guaporé se torna uma realidade tangível e inspiradora. 


Comments


Quem somos

O Blog MUNDO E MEIO é um canal de comunicação segmentado para o jornalismo ambiental, sustentabilidade, economia responsável, pesquisas que apresentam resultados transformadores, tecnologias e inovações que ajudam na vida sustentável.

Enfim, somos guiados pelo interesse coletivo visando a vida equilibrada neste planeta, de forma que as futuras gerações encontrem condições naturais e humanas que garantam a continuidade dos ciclos vitais.

Presamos pela verdade, pelo jornalismo ético e acreditamos que é possível melhorar a vida no meio em que vivemos com práticas responsáveis que levam para o equilíbrio e promovam o desenvolvimento sustentável. Por isso, tudo o que publicamos, buscamos evidências que comprovem e afirmam o que está destacado no conteúdo.

TIPOS DE CONTEÚDOS:

Notícias: publicações de fatos e acontecimentos do cotidiano que sirvam para a reflexão e para a criação de múltiplos pontos de vista soabre o tema.

Análises: Textos produzidos por especialistas e conhecedores de temas que possam contribuir com a formação da opinião e do discernimento sobre o assunto abordado.

Opinião: Textos produzidos por pessoas com amplo domínio quanto ao assunto tratado.

Pesquisas: Conteúdos de divulgação de resultados de pesquisas que favoreçam para a sustentabilidade tendo como autores profissionais e instituições renomadas que possam certificar originalidade e segurança de resultados.

Conteúdo patrocinado: Informações de interesse público produzidos e distribuídos por empresas ou instituições tendo como finalidade mostrar suas mensagens e ideias dentro do contexto editorial deste periódico.

Fale conosco

SF Comunicação e Marketing

Rua Patápio Silva, 5412 bairro Flodoaldo Pontes Pinto

CEP 76820-618 Porto Velho - RO

WhatsApp: 69 99214-8935

Editor Responsável: Solano de S. Ferreira DRT/RO 1081

E-mail: redacao.mundoemeio@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Gratos pelo contato

bottom of page