Os 150 projetos selecionados para a segunda fase do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024 mostram que a mudança climática tem um forte apelo educacional, atraindo a atenção de professores e alunos das escolas brasileiras. Com o tema do meio ambiente, o prêmio este ano atraiu cerca de 2000 inscrições (um recorde) e os projetos escolhidos vêm de 85 municípios de 22 estados do país e o Distrito Federal, a maior abrangência já alcançada pelo prêmio desde sua criação. Já no ano passado os projetos vencedores nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio abordaram o tema do meio ambiente, antecipando a tendência confirmada pelo Prêmio Liga STEAM este ano.
Crédito:Q4RTOStudio
"Professores e alunos das escolas públicas brasileiras demonstraram mais uma vez que o meio ambiente é uma preocupação de todos, de qualquer idade e de qualquer região do país", afirma Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, que em aliança social com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, promove o Prêmio Nacional Liga STEAM. "As recentes tragédias climáticas que vivemos nos últimos meses certamente contribuíram ainda mais para colocar o tema em pauta nas salas de aula, o que é muito bom", avalia ela.
O Prêmio Nacional Liga STEAM 2024 selecionou 50 projetos de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, 50 projetos de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e 50 projetos de Ensino Médio. As 150 iniciativas selecionadas podem ser conferidas neste link.
Para a próxima etapa do prêmio, que se estende de julho a outubro, os projetos serão implantados nas escolas. Em novembro, serão divulgados os finalistas nas três categorias.
Destaque: Piracicaba (SP)
Dos 85 municípios brasileiros que tiveram projetos selecionados este ano, o destaque ficou com Piracicaba (SP), com 22 projetos. A cidade já adotou a abordagem STEAM em sua política educacional pública.
Uma surpresa foi Manaus (AM). No coração da Amazônia, região que chama a atenção do mundo por sua importância para o clima do planeta, a cidade teve 14 projetos selecionados. Em seguida aparecem João Monlevade (MG), com 7 projetos, e as cidades catarinenses de São Francisco do Sul (7 projetos) e Brusque (6 projetos).
São Paulo foi o estado com o maior número de projetos classificados (34), seguido por Minas Gerais (18), Santa Catarina e Amazonas (17 cada), Rio de Janeiro (13). Estes estados representam, em conjunto, 66% dos projetos selecionados. Maranhão (8), Pernambuco (7) e Paraíba (5) são outros estados com alto número de projetos selecionados.
A premiação
Neste ano, os projetos STEAM vencedores do prêmio receberão um total de R$ 120 mil em dinheiro. Os primeiros colocados de cada uma das três categorias (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), receberão R$ 25 mil reais, dos quais R$ 10 mil para os professores ou professoras responsáveis, R$ 10 mil para a compra de equipamentos e/ou benfeitorias para as escolas e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma que realizou o projeto STEAM vencedor.
Os projetos STEAM classificados em segundo lugar em cada categoria receberão R$ 10 mil, sendo R$ 5 mil para o professor ou professora responsável pelo projeto vencedor e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma vencedora. Já os terceiros colocados receberão R$ 5 mil, sendo R$ 3 mil para o professor ou professora responsável e R$ 2 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma vencedora.
A premiação para os estudantes, entre outras possibilidades, poderá ser utilizada na compra de equipamentos ou benfeitorias, realização de visitas técnicas ou recreativas, sempre em consonância com a escola.
O Prêmio Nacional Liga STEAM
Realizado em aliança social entre a Fundação ArcelorMittal, Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, o Prêmio Nacional Liga STEAM 2024, que tem como tema as mudanças climáticas, recebeu cerca de 2000 inscrições neste ano. A iniciativa tem por objetivo fomentar a adoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. Por meio de projetos que buscam solucionar problemas do cotidiano dos alunos, desenvolvidos em sala de aula, a abordagem STEAM promove a integração das áreas de ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
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